Presidente do TRE-SP abre curso Eleições 2018 em Itapevi

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, abriu o curso Eleições 2018, na última segunda-feira, 19, palestrando sobre o papel do TRE-SP nas eleições. O evento foi realizado pela Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza – Câmara Municipal de Itapevi.

Durante a palestra, o presidente destacou que o TRE-SP é responsável pela organização do processo eleitoral (alistamento eleitoral, votação, apuração dos votos, diplomação dos eleitos, etc.), ele ressaltou que a justiça eleitoral tem atuado ao lado do cidadão. “Temos um vínculo com as pessoas que atuam votando e com os que trabalham nas eleições. Este vínculo fortalece a democracia, mostra a importância do cidadão em participar do processo eleitoral, além de mostrar que ele tem o poder e o dever de fiscalizar para garantir o respeito à soberania popular e à cidadania”, explicou Padin.
O desembargador elogiou a iniciativa da escola. “A escola do parlamento está de parabéns, pois é por meio de iniciativas como está que podemos informar melhor o cidadão sobre o papel da justiça eleitoral brasileira, além de aproximar a população do processo eleitoral”, disse o desembargador.
Também presente ao o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Ricardo Duailibe, falou da importância do fortalecimento do judiciário e da necessidade de promover junto aos jovens uma consciência política e de interesse na participação democrática.
O curso tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento teórico e prático sobre os fundamentos, as estratégias e as ferramentas empregadas em projetos políticos eleitorais, para poderes legislativo ou executivo, nas esferas municipal, estadual e federal. Serão debatidos temas como a minirreforma eleitoral e os aspectos da legislação eleitoral, principalmente sobre inelegibilidade, registro de candidatura, condutas vedadas, lei da ficha limpa e aspectos polêmicos nas eleições e a visão dos Tribunais.