Plenário da Câmara de Itapevi recebe 1º Encontro Municipal de Política e proteção em áreas de risco

0
371

O plenário Bemvindo Moreira Nery, na Câmara Municipal de Itapevi, na próxima segunda-feira (25), a partir das 8h, receberá o 1° Encontro Municipal de Proteção em áreas de risco de Itapevi, promovido pela Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Habitação. A iniciativa, baseada na Lei 12.608, ainda está em fase de regulamentação nos municípios, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC) e autoriza a criação de um sistema de informações e monitoramento de desastres.

O evento tem o objetivo de debater sobre o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, elementos necessários para elaboração da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização e a criação do Programa de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres e Medidas para Intervenção em Áreas Sujeitas a Desastres Naturais.

Entre os palestrantes estão: Celso Santos, engenheiro civil, ex-professor da Escola Politécnica e diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos do Ministério das Cidades; Kátia Canil, geógrafa e pesquisadora do Laboratório de Riscos Ambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Marcelo Fischer Gramani, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Tenente Coronel PM Airton Iosimo Martinez, coordenador Estadual de Defesa Civil e secretário chefe da casa militar; e Prof. Dr. Faiçal Massad, Professor Titular da Universidade de São Paulo no departamento de engenharia de Estruturas e Geotécnica (PEF) da Escola Politécnica.

O público alvo para os debates e palestras são técnicos e dirigentes municipais, empresas envolvidas na prevenção e gestão de desastres, professores, estudantes e membros de ONGs que atuam na área de gestão de áreas de riscos e desastres naturais.

A Câmara Municipal se situa na rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80 – Vila Nova Itapevi, próximo ao Hospital Geral de Itapevi.