Pesquisa de opinião é tema do Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo

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Com a intenção de auxiliar os alunos na analise dos dados das pesquisas de opinião, a coordenação do Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político organizou o painel Pesquisas de Opinião Pública – Requisitos e Limites, no sábado 9 de novembro, que contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

O painel foi ministrado pela diretora de Contas do Ibope, Patrícia Pavanelli, que explicou aos alunos como surgiu a ideia de pesquisa amostral, a metodologia e a aplicação dos dados.  “A pesquisa no Brasil surgiu a partir de uma emissora de rádio, quando o seu proprietário, Auricélio Penteado, fundou em 1942 o Ibope, dando início ao ciclo de pesquisas no país.

Patrícia explicou os principais tipos de pesquisa eleitoral aplicadas no Brasil, a quantitativa e a qualitativa. “A quantitativa mensura presença e a quantifica a opinião de uma pessoa, sem caráter estatístico. Na maioria das vezes, as pesquisas qualitativas são realizadas em grupos de discussão mediados, o que possibilita a constatação de opiniões e impressões sobre determinado tema ou candidato. ”, disse Patrícia.

Ainda no bate-papo, ela explicou que a pesquisa pode influenciar o eleitor, mas não é decisiva. “A pesquisa aponta os fatores que contam mais para a decisão, como as notícias lidas pela internet, as conversas com amigos e familiares e o desempenho dos candidatos nos debates, mas não é um fator decisivo”.