Rede de Apoio

Muitas vezes a mulher vítima de violência precisa de ajuda e não sabe a quem recorrer ou desconhece os serviços públicos disponíveis que podem auxiliar nesse momento. Por isso, listamos alguns serviços municipais, estaduais e nacionais.

De abrangência nacional, há dois caminhos em caso de violência contra a mulher. No caso de denúncias, conhecer os direitos e recursos de apoio e proteção disponíveis na sua região, ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, serviço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Em situação de risco imediato, urgência ou necessidade de rápida intervenção, deve-se acionar o Ligue 190 da Polícia Militar, disponível 24h por dia, em todo o território nacional. A central atende pedidos de socorro ou denúncias de agressão em andamento.

No município, a rede e apoio conta com programas da Prefeitura: Centro de Referência da Saúde da Mulher; Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência; Delegacia de Defesa da Mulher; Programa Guardiã Maria da Penha; Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres – OPMs, podem ser acionados pelo telefone 156. Na Câmara, a Procuradoria da Mulher é o órgão que atua em questões de vulnerabilidade social da mulher.