Itapevi pode ganhar ações do “Setembro Azul”

Os vereadores debatem na Comissão de Justiça e Redação (CJR) projeto de lei (PL), 167/2017, que pode incluir no calendário oficial de Itapevi o “Setembro Azul”. O PL foi encaminhado à CJR na sessão do dia 3 de março.

Segundo o autor do PL, vereador Thiaguinho (PSL), o mês de setembro foi escolhido por abrigar o Dia Mundial das Línguas de Sinais, 10 de setembro; Dia nacional da Pessoa Surda, 26 de setembro e Dia Internacional da Pessoa Surda, 30 de setembro. No período, a prefeitura fica autorizada a realizar ações de conscientização dos direitos da pessoa surda, além de ações educativas.

O PL será analisado pelos vereadores que compõe a CJR, caso não haja impedimento jurídico, o projeto segue para votação em Plenário.

Por que azul?

A cor Azul representa para a Comunidade Surda dois momentos históricos, o primeiro momento é o período da Segunda Guerra Mundial em que os Nazistas identificavam as Pessoas com Deficiência através de uma faixa de cor azul fixada no braço. O segundo momento é o atual. O azul simboliza a opressão enfrentada pelos surdos ao longo da história, mas mais que isso, mostra o orgulho de ser surdo, de englobar uma história, uma língua e um povo.