Instalação de semáforos sonoros vira pauta na CRJ

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Itapevi (CMI) projeto de lei, 91/2021, que pode instituir política pública de segurança no trânsito para pedestres com deficiência visual na cidade. O PL foi apresentado na sessão desta terça-feira (22), e será debatido na Comissão de Justiça e Redação (CJR) antes de ser encaminhado para votação em plenário.

Proposto pelo vereador Zeca da Piscina (PTB), a medida visa garantir que semáforos sonoros sejam instalados em ruas e avenidas que apresentem grande fluxo de veículos e algum grau de periculosidade a segurança da pessoa com deficiência visual.

O semáforo sonoro é uma ferramenta de segurança e acessibilidade adotada em outras cidades. O equipamento é uma caixa acoplada em postes semafóricos que emite sons – “bip-bip” –, indicando que a via está apta para a travessia segura do pedestre com deficiência visual.

Imagens: disponível na internet