Funcionários da Câmara tomam posse como membros dos Conselhos de Administração e Fiscal de Itapevi

0
417

Os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal têm o papel de acompanhar o andamento dos trabalhos realizados pela Itapevi Previdência (Itapeviprev), garantindo a saúde financeira e o cumprimento das legislações pertinentes ao Fundo Previdenciário dos servidores municipais da cidade. Diante disso, os novos representantes, titulares e suplentes, tomaram posse dos cargos na última terça-feira (03), em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Educação e Cultura. Os membros foram escolhidos pelos servidores municipais e pelos Poderes Executivo e Legislativo e vão representar o funcionalismo público durante três anos. 

O presidente da Câmara, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), destacou que a Câmara e a Prefeitura precisam de pessoas com vontade de participar e atuar ativamente nos papéis dos dois conselhos e serem os olhos do funcionalismo público e, consequentemente, representar fielmente cada servidor municipal. “Vocês serão responsáveis por garantir o futuro dos servidores Itapevienses, e a mistura de representantes tanto do Executivo quanto do Legislativo faz mostrar a integração entre os poderes em defesa do servidor público de nosso cidade”, afirmou Prof. Paulinho.

O superintendente da Itapeviprev, Roberto Camal Rachid, falou em discurso sobre a importante função da Autarquia e agradeceu aos antigos conselheiros, alegando que o ‘Fundo’ é uma maneira de garantir aos servidores efetivos, quando se aposentarem, mais tranquilidade ao receber seus benefícios.

Já o vice-prefeito Fláudio Azevedo ressaltou a crescente evolução do Fundo Previdenciário durante os últimos anos. “A Itapeviprev foi feita para os servidores. Com o crescimento e evolução da cidade nos últimos tempos é necessário ter uma previdência equilibrada. Isso porque a tendência é de que a nossa população envelheça, uma vez que o índice de mortalidade em todo o país diminuiu nas últimas décadas. Por conta disto é muito importante a participação efetiva de todos os membros dos conselhos pensando no bem comum para assegurar o futuro de todos”, reforçou Fláudio. 

Conselho de Administração composto por oito membros, sendo sete  titulares e seus respectivos suplentes (sendo dois membros indicados pelo Poder Executivo; dois membros indicados pelo Poder Legislativo; três membros escolhidos, por meio de eleição, entre os servidores efetivos, ativos e inativos) além do Superintendente da Autarquia como Presidente do Conselho. Nesta nova etapa, os membros titulares são: Patricia Almeida, Sérgio Oliveira e Sara Barros (eleitos pelos servidores efetivos); Raquel Fogaça e Núbia Morais (indicação do Poder Executivo); Lívia Ribeiro e Sandra Nascimento (indicação do Poder Legislativo). 

O Conselho Fiscal é composto por três titulares e o mesmo número de suplentes (sendo membros indicados pelos Poderes Executivo e Legislativo, além de um membro escolhido por meio de eleição). Com isso, a nova gestão será representada pelos titulares: Érica Guarnieri (indicada pelo Executivo e Presidente do Conselho); Maria Cláudia Costa (indicada pelo Legislativo) e Maria Aparecida Guimarães (eleita pelos servidores).

Para eleger os representantes dos servidores municipais foi realizada, no dia 21 de agosto, uma votação para os dois cargos. A eleição contou com 23 candidatos, sendo 13 para o Fiscal e mais 10 para o de Administração. Durante todo o dia de votação, servidores efetivos se dirigiram aos pontos localizados na própria Itapeviprev e nas sedes das Secretarias de Higiene e Saúde, Educação e Cultura e Segurança, que montaram postos fixos. A eleição também contou com postos volantes que percorreram escolas e unidades de saúde do município, garantindo maior participação dos eleitores.