Seleção dos artigos

A Revista do Parlamento de Itapevi Democracia e Cidadania aceita artigos em fluxo contínuo. Não são cobradas, do (s) autor (es) taxas de editoração ou submissão de artigos.

Os textos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.

São aceitos artigos:

De especialistas, mestres e doutores;

De alunos de especialização e de mestrado, desde que em coautoria com seus orientadores.

De alunos de iniciação científica que integrem grupos de pesquisa, desde que em coautoria com seus orientadores.

Os artigos serão recebidos apenas eletronicamente. A publicação do artigo está sujeita à prévia do Comitê Científico (pareceristas) da revista, atendimento das temáticas e cumprimento das normas da ABNT. A estruturação dos artigos deve ser realizada conforme o Modelo de Formatação de Artigos da RPIDC.

A aceitação final do artigo está condicionada aos seguintes critérios:

Recomendação dos integrantes do Comitê Científico;

Efetivação dos ajustes necessários pelo (s) autor (es);

E aprovação do Conselho Editorial, cuja resolução contemplará as seguintes avaliações: aceitar, rejeitar ou aceitar desde que se façam as mudanças sugeridas pelos pareceristas.

O processo editorial da publicação é baseado na revisão por pares no sistema duplo cego pelo qual tanto autores quanto avaliadores permanecem anônimos durante o processo de análise do artigo. Os avaliadores são pesquisadores doutores ligados às temáticas da revista e designados como pareceristas de um artigo com base na sua especialidade de pesquisa. O fluxo editorial dos artigos apresenta três agentes principais: o autor que submete o trabalho, o editor que recebe as submissões, verifica a pertinência temática do arquivo enviado e seleciona o respectivo avaliador. Após a emissão do parecer, o artigo pode ser aprovado com indicação para publicação; aprovado com indicação para publicação, atendendo as recomendações de alteração do parecer; aprovado sem indicação para publicação ou no caso de insatisfatório, o autor terá o prazo de 15 dias para reformular o artigo.

Importante

A Revista do Parlamento de Itapevi Democracia e Cidadania não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidas pelo (s) autor (es), além de plágio.

O envio de qualquer submissão implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais à Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza para publicação na edição atual ou subsequente.

Autoavaliação do conteúdo

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF.
  3. Os originais contêm devem ser submetidos de acordo com as normas do template.
  4. A identificação de autoria do trabalho será removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

Declaração de Direito Autoral

Concedo aos periódicos do legislativo o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista), isentando a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Itapevi “Dr. Osmar de Souza” de quaisquer reivindicações atinentes aos direitos autorais, seja referente à Revista Parlamento de Itapevi ou eventuais publicações e citações, sendo que a contribuição com o texto se faz a título gratuito.

Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.  Artigos submetidos ou publicados em outros periódicos devem ser submetidos com justificativa da importância social do artigo.

Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação do periódico Revista do Parlamento de Itapevi Democracia e Cidadania.

Envio do artigo

Para submissão de artigos, encaminhar para: escoladoparlamento@camaraitapevi.sp.gov.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.