O Programa Escola no Legislativo (PEL) da Câmara Municipal de Itapevi foi criado em 2007, por meio da Lei Municipal 1.899, com o objetivo de promover a educação e o exercício da cidadania, visando dar um maior conhecimento às crianças e adolescentes sobre a história da cidade e o funcionamento do Poder Legislativo.

O PEL atende crianças do 5º ano das redes pública e particulares de ensino. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Itapevi.

Antes da visita dos alunos até a Câmara Municipal, a equipe do PEL vai até a escola para ter uma pequena reunião com a equipe pedagógica. Neste momento, é disponibilizado aos alunos e professores o material do Programa Escola no Legislativo.

A visita dos alunos ocorre às terças-feiras, a partir das 8h30, quando os alunos têm a oportunidade de conhecer o Processo Legislativo, o funcionamento dos gabinetes, assistem a sessão, interagirem com os vereadores e também, desenvolverem atividades relacionadas ao assunto. Para finalizar é feita a Culminância nas Escolas, onde os alunos realizam um trabalho sobre todas as etapas que participaram. Todo esse processo funciona como uma “iniciação política” com o intuito de formar cidadãos conscientes.

 

Mais fotos