26 de setembro – Dia do Surdo

Você sabia que 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo? Logo, é um bom motivo para falarmos sobre deficiência auditiva.

A audição significa ouvir, entender o que é dito, algo essencial para a comunicação oral. O órgão da audição é o ouvido, que transforma as ondas sonoras do meio externo, amplifica-as e converte-as em energia bioelétrica para que o cérebro as processe e entenda.

A deficiência auditiva é a diminuição da capacidade de ouvir. Assim, a pessoa com essa condição não apenas ouve menos, mas também percebe o som de forma irregular e distorcida, o que limita suas possibilidades de processar adequadamente as informações auditivas de acordo com o tipo e grau de sua perda auditiva.

Dessa maneira, devemos distinguir a perda auditiva da surdez.

A perda auditiva pode ser de grau leve (leve) a moderado (médio), nesses casos, ainda é possível a utilização de aparelhos auditivos para a recepção da linguagem oral por meio da audição.

Já a surdez é a perda auditiva de grau severo a profundo, na qual a audição não é funcional para o dia a dia, mesmo com o uso de aparelhos auditivos. Diante disso, os surdos utilizam principalmente o canal visual para receber informações, aprender e se comunicar; para esses fins, então, a Língua Brasileira de Sinais – Libras é a língua natural das pessoas surdas no Brasil.

Recent Posts

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.