[Curso] Do colapso da democracia às possibilidades de retomada

O objetivo geral desse curso de extensão é entender as mudanças, estruturais e conjunturais, pelas quais as democracias ao redor do mundo vêm passando. Será mesmo que a democracia como a conhecemos está em colapso, está próxima de seu fim? Há a emergência de um novo autoritarismo? Esses serão os dois fios condutores de nossas discussões. Conduziremos as angústias vivenciadas em nosso cotidiano para um quadro analítico de fundamento político e histórico. Ativaremos nossa imaginação sociológica em busca de entendimentos, e, por que não, de respostas.
Debateremos quais são as principais formas de ver e entender a democracia, e como o autoritarismo pode ser observado em distintos, embora articulados, contextos.
Falaremos sim de fascismo e conservadorismo, mas historicamente situados, tendo como ponto fulcral a eleição de Trump. E falaremos também de ondas de contestação ocorridas no Brasil e no mundo.

Público-alvo: Servidores públicos da Câmara Municipal e demais interessados.

Datas e horários: 1º, 5, 8, 12, 15 e 16 de agosto de 2022, das 10h às 12h.

Modalidade: On-line (via plataforma Zoom).

Período de inscrição encerrado!