Delegada do Governo Basco para Argentina visita Câmara de Itapevi

Na tarde de terça-feira, 2 de março, a Câmara Municipal de Itapevi recebeu a visita da Sra. Elvira Cortajarena Iturrioz, delegada do Governo Vasco para a Argentina e Ex- Deputada pelo parlamento de Madri – Espanha, sendo recepcionada pelo presidente da Câmara Municipal de Itapevi, Marcos Godoy -Teco (PV).

A visita foi realizada através da Casa Vasco Brasileira, tendo como principal objetivo de conhecer e divulgar os trabalhos da sede em Itapevi e, além da Câmara Municipal, foram visitados também o Rotary Club de Itapevi e a Empresa Casa dos Sabores.

A Casa Vasco Brasileira, fundada em 8 de Agosto de 2009 em Itapevi, é a segunda Casa Basca do Brasil, e a primeira sediada na Região Oeste da Grande São Paulo. Na sede, são realizados trabalhos de divulgação da cultura e idioma do País Basco – Euskera, sendo que, as aulas são ministradas por meio de Internet e, as presenciais, estão sendo ministradas na Casa da Cultura “Cora Coralina”, localizada no bairro do Tremembé em São Paulo, onde também, são feitas aulas de danças típicas, tudo isso, visando a integração do País Basco, com os povos  não só da América Latina, mas, com o resto do Mundo.

Também acompanharam a visita, os fundadores, Oskar de Goithia Duran, presidente da Casa Vasco Brasileira, Carolina Duran, diretora cultural da Casa Vasco Brasileira, Ricardo Mendizabal, presidente do Conselho Consultivo da Casa Vasco Brasileira, Carlos Picos – Casa dos Sabores,  Ricardo Saliba – Casa Suiça e Luiz Carlos Delgado de Aguiar, Presidente do Rotary Club de Itapevi.

Essa visita ao Brasil fez parte da preparação para a recepção do presidente do país Basco, o Sr. Patxi López, que acontecerá no final de março em São Paulo.