Covid-19: vereadores aprovam moções apelo ao Governo de São Paulo e Ministério da Saúde

Em atenção as medidas emergências de combate à Covid-19 em Itapevi, na última terça-feira, 15, os vereadores aprovaram as moções de apelo, 43 e 44, aos governos Estadual e Federal, para que disponibilizem à prefeitura de Itapevi mais kit intubação para o tratamento dos pacientes internados por Covid –19 na cidade.

No documento, o vereador Bruxão Cavanha (PL) destaca o empenho da administração municipal em atender as medidas sanitárias de combate à Covid-19 determinadas pelo governo paulista, Ministério da Saúde e Organização Municipal da Saúde (OMS). “Mesmo com todo empenho da equipe da saúde e outros servidores para garantir o bem-estar dos itapevienses acometidos pelo vírus, precisamos de uma atenção maior dos governos estadual e federal, pois os estoques de insumos e do kit intubação diminuem a cada dia”, argumenta.

Entenda o kit intubação

O kit intubação é um conjunto de medicações utilizado em pacientes intubados por Covid-19 – procedimento no qual é colocado um tubo na traqueia que fica acoplado a um ventilador pulmonar. Aparelho usado em pacientes para administrar a quantidade de ar que entra e sai do pulmão, além controlar a mistura de gases utilizados e a quantidade de oxigênio durante a intubação.

O kit conta com três classes de medicamentos: 1) Hipnóticos: fazem com que o paciente durma; 2) Analgésicos: evitam dores e desconfortos provocados pelo tubo na garganta e 3) Bloqueadores neuromusculares: paralisam a musculatura da pessoa.