Coordenador do IBGE visita Câmara de Itapevi para anunciar “comissão censitária”

O coordenador regional do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Romessi Ferraz Santos, visitou a Câmara Municipal de Itapevi nesta sexta-feira, dia 14 de junho, para divulgar os preparativos do Censo Demográfico 2020, que inclui a composição de uma Comissão Censitária aberta a interessados do poder público e da sociedade civil organizada.

Na oportunidade, o coordenador do IBGE fez a doação de um exemplar do livro “Brasil em números”, que traz tabelas e gráficos para apresentar dados sobre o país, incluindo dados comparativos entre os estados brasileiros, e artigos de renomados professores técnicos e pesquisadores.

A agência do IBGE responsável por Itapevi também abrange os municípios de Barueri, Jandira, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Romessi apresentou dados consolidado de Itapevi, que de acordo com o último censo (2010) possui atualmente 200.769 habitantes (a estimativa para 2018 é de 2334.352 pessoas).

O coordenador do IBGE aproveitou para anunciar que em breve estarão abertas as inscrições para cerca de 300 vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários do IBGE. Os aprovados atuarão no Censo Demográfico 2020.

Serão vagas de nível fundamental para recenseadores, e outras para agentes censitários supervisores e para agentes censitários municipais, que exigem ensino médio.

Para os agentes censitários, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, com contrato temporário e salário a definir. Já os recenseadores trabalharão, no mínimo, 25 horas por semana, além de terem participação obrigatória nos treinamentos, contrato válido por até dois meses e salário de acordo com a produtividade.