CMI 2023: saiba como ficou o quadro de presidentes das comissões permanentes

As comissões permanentes da Câmara Municipal de Itapevi (CMI) elegeram os seus presidentes e membros para a legislatura 2023/2024. A definição ocorreu no início do mês de março.

A CMI conta dez comissões com caráter técnico, legislativo e especializado. Cada comissão possui com cinco vereadores, sendo um presidente, um vice-presidente e três membros, todos indicados pelos partidos e eleitos pelos seus pares, e com mandatos de dois anos: Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Ordem Social e Econômica e Serviços Públicos; Fiscalização e Controle; Segurança Pública, Ciência e Tecnologia; Direitos Humanos, Igualdade Racial, Defesa da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência, do Refugiado e do Imigrante; Meio Ambiente e Proteção Social; Legislação Participativa; Ética e Decoro Parlamentar; e Educação, Cultura, Esporte e Juventude.

As escolhas ocorrem de acordo com a proporcionalidade das bancadas partidárias. A maior delas é a do Podemos, que conta com quatro vereadores. O PSD e o União Brasil com três parlamentares cada. PL e PSB com dois membros e Republicanos, PSDB e PTB com um vereador cada.

Com os presidentes definidos, os colegiados agora retomam os trabalhos. Além da análise prévia de todos os projetos que tramitam na CMI, as comissões fiscalizam o trabalho do Poder Executivo municipal, acompanham a execução de políticas públicas e propõem emendas ao orçamento da prefeitura.

As reuniões das comissões são abertas ao públicos e ocorrem às terças-feiras, sempre após as sessões ordinárias.

Comissão

Vice-presidente

Membros

Justiça e Redação (CJR)