Câmara homenageia emancipadores e familiares em sessão solene

A Câmara Municipal de Itapevi, por meio do presidente Professor Rafael (Pode), homenageou, na tarde desta segunda-feira, 18, os emancipadores e seus familiares em sessão solene realizada no Plenário Bemvindo Moreira Nery.

A solenidade foi organizada em reconhecimento a memória dos emancipadores da cidade e seus familiares, além de uma homenagem especial ao único emancipador vivo, Senhor Raul Leonardo. Os 23 emancipadores foram mencionados nominalmente e destacando alguns momentos do movimento emancipacionista.

O evento foi aberto pelo Professor Rafael que destacou a importância dos emancipadores na história de Itapevi. “18 de fevereiro é uma data importante para nossa cidade, pois 23 valorosos homens e as suas famílias batalharam para tornar o antigo distrito de Cotia em um município dos 645 do estado de São Paulo que mais se destaca na geração de emprego, desenvolvimento e comércio. Hoje homenageamos a memória deles e agradecemos aos seus familiares, pois sem eles nada seria possível, além de mais uma vez homenagear e agradecer ao nosso Raul Leonardo, único emancipador vivo por compartilhar a história conosco”, frisou o presidente.

Ainda durante a sessão, o presidente inaugurou a Galeria dos Emancipadores e ex-presidentes da Câmara Municipal de Itapevi; anunciou o curso de pós-graduação em Ciências Políticas Contemporânea, que será ministrada pela Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP); implantação da Procuradoria da Mulher; projeto de revitalização da Praça Josué Geraldo Guimarães, plantio de árvore e lançamento do projeto cápsula do tempo.

“A câmara tem um papel importante em Itapevi e precisa deixar sua contribuição, por isso preparamos um pacote de ações que pode beneficiar a população no presente e, principalmente, no vindouro”, disse Professor Rafael.

O evento encerrou com uma revoada de 600 balões biodegradáveis nas cores da bandeira de Itapevi.

Também participaram da solenidade os vereadores Bruxão Cavanha (PR), Chambinho (PR), Professora Camila Godói, Eduardo Kiko (Pode), Tininha (PSD), Zeca da Piscina (DC), Renatinho (DC), Mariza (PSL), Thiaguinho (PSL) e Yacer (PSB), prefeito Igor Soares (Pode), vice-prefeito Teco (PSD), deputada federal Renata Abreu (Pode), deputado estadual Marmo Cezar (PSDB), os ex-prefeitos Sergio Montanheiro e Dr. Osmar de Souza, secretários municipais e representantes de entidades sociais.

Nossos emancipadores

Américo Valentim Christianini, Antonio Pedro Pereira, Arnaldo Cordeiro das Neves, Aylton Ferraz Freitas, Bonifácio de Abreu, Carlos de Castro, Cesário de Abreu, Ezequiel Dias Siqueira, Joaquim Mendes de Morares, Joaquim Nunes, Jorge Benedicto Chiovetto, José Baptista Silveira, José Chaluppe, José dos Santos Novaes, Josué Geraldo Guimarães, Lincoln Cesar do Amaral, Nicolau Leonardo, Orestino Santiago Ramos, Raul Leonardo, Rubens Caramez, Deputado Estadual Dante Yatauro Perri, João Domingues e Parede Romeo Mecca.