Câmara de Itapevi reuniu “quem vive a falta de inclusão” em fórum com especialistas

0
1227

A Escola do Parlamento de Itapevi Dr. Osmar de Souza promoveu no dia 30 de setembro o 1º Fórum de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Itapevi. Gratuito, o evento durou o dia todo e foi composto de cinco painéis envolvendo especialistas das mais diferentes áreas de atuação.
De acordo com os organizadores do evento, o fórum contou com “a participação de quem vive a falta de inclusão na cidade, especialistas, representantes privada, terceiro setor e gestores púbicos, para pensar como tornar Itapevi uma cidade mais inclusiva”.
A abertura do fórum contou com a presença do presidente da Câmara, Professor Rafael (Pode), sendo que a mesa foi composta também pelo diretor geral da Escola do Parlamento, Dr. Roberto Lamari, vereadores Aparecido (Pode) e Tininha (PSD), secretários municipais Rogério de Oliveira (Segurança e Mobilidade Urbana) e Dr.ª Luiza Nasi Fernandes (Saúde) e pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Comandante Humberto Araújo.
No primeiro painel, intitulado de “Ciclo de Debates”, fizeram uso da palavra os seguintes participantes: Ana Maria de Araújo (mãe de autista), Antero Augusto Branco (presidente da Associação dos Deficientes de Itapevi), Infância do Rosário Parada (avó de pessoa com paralisia cerebral e autismo) e Milton Carvalho da Silva (deficiente auditivo).
No período da tarde, o painel “Mobilidade” contou com a participação do secretário Rogério de Oliveira, além do vereador de São Paulo, José Police Neto, e do diretor geral da Associação de Surdocegos e Membro do Conselho da Pessoa com Deficiência, Carlos Jorge Rodrigues.
O tema “Empregabilidade” foi debatido pela coordenadora do Projeto Mutirão do Emprego, Professora Sônia Esteves, e pela representante da empresa B2W Digital, Rita Barreto.
O último painel enfocou a “Inclusão”, e contou com a participação da terapeuta ocupacional Amabili Canola, da Secretaria da Saúde, do especialista em Pedagogia Social, Nilton Bispo, e do Advogado e Procurador do Município de Itapevi, Dr. Genival Santos (cego).