Câmara de Itapevi reúne autoridades para debater propostas para “segurança pública e cultura de paz”

A Câmara Municipal de Itapevi realizou na manhã desta quinta-feira, dia 24 de março, o 1º Fórum de Segurança Pública e Cultura de Paz, que reuniu diversas autoridades e pesquisadores visando ações eficazes para reduzir a violência que afeta a sociedade como um todo. Diferentes palestrantes apresentaram contribuições sobre o tema.

Logo na abertura, o presidente da Câmara, Professor Rafael, salientou a importância do fórum: “Estamos aqui para buscar conhecer a fundo o problema a ser enfrentado, para saber como vencer os desafios relativo à segurança pública”. Após a sua fala, Professor Rafael fez uma homenagem aos integrantes da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) em reconhecimento a todos que trabalham para garantir a segurança da população itapeviense.

De fato, como bem define o Instituto Sou da Paz, os temas tratados abordaram diferentes facetas dessa problemática: “onde determinado crime ocorre, qual o perfil das vítimas e autores, circunstâncias, como as instituições de segurança lidam com ele, como os programas de prevenção são articulados”.

Confira os painéis que apresentaram relevantes análises e intervenções para dar conta dos desafios identificados neste 1º Fórum de Segurança Pública e Cultura de Paz: “O papel da sociedade no enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil” (Palestrante: Sandra Aparecida dos Santos – Comandante da 3º Cia do 20 BPM/M), “Políticas públicas de Segurança Pública” (Mediador: Mantovani Franco – Secretário Municipal de Segurança; Palestrante: Coronel Villardi – ALESP), “Percepção da violência contra a mulher em Itapevi” (Palestrante: Katia Bizan – Mestra em comunicação social), “Cultura de Paz e Segurança Pública” (Mediador: Doutor Aloysio Neto – Delegado de polícia titular de Itapevi; Palestrante: Daniela Tsuchida – Sou da Paz).

Realizado pela Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza e pela Procuradoria da Mulher Cecília Pacheco de Moraes, o 1º Fórum de Segurança Pública e Cultura de Paz é fruto dos trabalhos da Comissão Temporária Parlamentar que leva o mesmo nome, formada pelos vereadores Professor Rafael, Aparecido, Nenezinho, Maurício Japa e Denis Lucas (in memoriam), no ano de 2021.

A íntegra do 1º Fórum de Segurança e Cultura de Paz já está disponível no canal da Câmara de Itapevi no YouTube.