Câmara de Itapevi retoma atividades do programa Vereador Mirim

Suspenso desde 2020 em razão da pandemia da covid-19, o programa Vereador Mirim, da Câmara de Itapevi, está de volta e se prepara para receber os novos vereadores mirins para a sua 2ª Legislatura, com posse prevista para agosto deste ano.

A eleição foi realizada nos meses de maio e junhopela Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, coordenadora do programa, em parceria com as Escola Estaduais Mary Mallet Syrino, Dimarães Antonio Sandei, Nascif Amin Chalupe e Paulo da Costa Pan Chacon e contou com a participação de quase 2000 alunos entre eleitores e candidatos.

Os novos vereadores mirins exercerão o mandato no biênio 2022/2023, com produção de documentos e sessões mensais nos mesmos moldes das sessões ordinárias oficiais da Casa.

Confira a lista dos alunos selecionados.

Sobre o programa

O programa Vereador Mirim, criado pela Resolução 06/2015, é uma ação desenvolvida pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, que tem como objetivo promover a integração entre escolas e o Poder Legislativo, permitindo aos estudantes compreender as funções de um vereador, colaborando, desta forma, para o desenvolvimento de cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da vida em sociedade.

O público-alvo do programa são alunas e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamentalmatriculados em escolas públicas e particulares do município de Itapevi. Os alunos interessados fazem sua inscrição na própria escola e passam por um processo eleitoral com direito a campanha, semelhante às campanhas eleitorais, e os mais votados de cada escola participam de um sorteio onde são escolhidos os 17 vereadores mirins e seus suplentes.

A primeira Legislatura da Câmara Mirim ocorreu no biênio 2018/2019, com a participação de 17 alunos de diferentes escolas do município. Em 2019, a Lei 2537, denominou o programa como Câmara de Vereadores Mirim Vereador Doutor Hermógenez José Sant`Anna em homenagem póstuma ao vereador itapeviense.