Câmara de Itapevi limpa pauta e entra em recesso

0
374

 

Na última sessão ordinária do semestre, os vereadores aprovaram oito projetos e vários requerimentos e indicações de benfeitorias para a cidade.

A Câmara Municipal de Itapevi entrou em recesso a partir da última sessão ordinária, ocorrida nesta terça-feira, dia 25 de junho, após limpar a pauta com a aprovação, na ordem do dia, de oito projetos. O destaque foi a instituição no Calendário Oficial de Itapevi do Dia da Liberdade Religiosa, do Dia da Virada Evangélica e do Dia do Voluntário na cidade.

O vereador Luciano Farias (Bolor) ressaltou que a Câmara já havia votado , em anos anteriores um projeto semelhante ao da liberdade religiosa no município, mas que acabou sendo vetado pelo Executivo: “É importante um Projeto de Lei que possibilite às pessoas, de forma ordenada, manifestar a sua crença. Espero que desta vez o Executivo possa se sensibilizar e entender a importância do projeto”, afirmou.

Já o líder do Governo na Câmara, vereador Cláudio Dutra, salientou a necessidade de se verificar as razões do veto, à época, e garantiu ser totalmente favorável à matéria: “Sou a favor do Projeto de Lei e acredito que hoje não haveria motivo para que um projeto como este não possa ser sancionado pelo prefeito Jaci Tadeu”, avaliou.

Vereador Claudio Dutra (PT)

Vereador Claudio Dutra (PT)

O presidente da Câmara, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) destacou a necessidade de se verificar a existência de vertentes técnicas e políticas na criação, aprovação e sanção de uma lei: “Deve ser avaliada, sobretudo, a necessidade da causa, e hoje tanto os projetos da liberdade religiosa e da virada evangélica, bem como o do dia do voluntário contribuem para uma ação coletiva em prol da população de Itapevi”, comentou.

Presidente da Câmara - Prof. Paulinho (PV)

Presidente da Câmara – Prof. Paulinho (PV)

Dentre os projetos aprovados, os vereadores aprovaram o PL nº 53/013, que concede o nome de Anísio Spínola Teixeira ao futuro prédio do Centro de Formação do Professor, e do PL 04/013, que altera a Lei complementar 64/013, da autarquia da Itapevi Previdência.

Os vereadores também aprovaram um projeto substitutivo (01/013) ao Projeto de Resolução 11/2013, que promove uma modificação no regimento interno Legislativo, e o Decreto Legislativo nº 11/2013, que concede o título de Cidadão Itapeviense ao artista Susumo Harada, em reconhecimentos pelo excelente trabalho, inclusive com reconhecimento internacional. Também foram aprovados oito requerimentos apresentados pelos vereadores Roberto Borges (Roberto do Gás), Erondina Godoy (Tininha), Alexandre Rodrigues, Luciano Bolor, Prof. Paulinho e Akdenis Kourani, além de e 22 indicações de benfeitoria para Itapevi.

 

Vitória de Jaci no TSE também foi lembrada

Em uso da tribuna, o líder Cláudio Dutra informou sobre a vitória do prefeito Jaci Tadeu no Tribunal Superior Eleitoral: “Trago a notícia de que o prefeito Jaci Tadeu, na semana passada, conseguiu a vitória de seu processo no Tribunal Regional Eleitoral, com relação ao registro de sua candidatura nas eleições do ano passado, por unanimidade (seis votos). Agora, tenho certeza de que nosso prefeito pode exercer sua função administrativa mais tranquilamente”. Dutra também se declarou a favor das manifestações que vem ocorrendo no país, desde que seja um movimento organizado e sem vandalismo: “Sou contra, por exemplo, o uso de máscara por parte destes agentes infiltrados que apenas se aproveitam de um movimento legítimo”, afirmou.

O Prof. Paulinho também parabenizou o prefeito Jaci Tadeu pela vitória unânime no TSE: “A vitória do nosso prefeito no é de grande importância para nossa cidade”. Ele também aproveitou para destacar outro evento importante, que é a eleição do Conselho Tutelar neste próximo domingo, dia 30: “O papel destes agentes é de suma importância, pois trabalha a proteção e faz valer os direitos das crianças de nosso município que se encontram em estado de vulnerabilidade. Espero que  a população saiba escolher bem seus representantes”, recomendou.

Confira a Sessão na integra: