Câmara de Itapevi lança curso e prêmio Ricardo Boechat de jornalismo político

1
179

Inscrições para a premiação estão abertas até 30 de agosto de 2019

Em reconhecimento ao trabalho jornalístico do âncora da TV Bandeirantes e da rádio Band News FM, Ricardo Boechat, a Câmara Municipal de Itapevi lança o Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político, destinado a estudantes de jornalismo e jornalistas recém-formados a partir de 2015.

A ação, gratuita, está com inscrições abertas para a primeira edição até 30 de agosto, no site www.camaraitapevi.sp.gov.br/escola. 

O curso e prêmio serão desenvolvidos pela Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, em parceria, com a Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e o grupo de pesquisa “Jornalismo Humanitário e Media Interventions”, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da cobertura da pauta política, alinhado às novas formas de produção e veiculação de conteúdo em plataforma multimídia.

O curso terá 60 vagas destinas a estudantes e recém-formados, além de mais cinco vagas destinadas a jornalistas de outros países refugiados no Brasil, para que eles conheçam o sistema político do país.  Dividido em duas fases, os participantes terão aulas com professores especialistas, mestres e doutores em áreas afins ao jornalismo e política, na primeira fase, durante os meses de setembro a dezembro de 2019.

Na segunda fase, de janeiro a abril de 2020, os participantes terão aulas práticas em coletivo, e ministradas por profissionais de comunicação para elaborar as pautas que concorrerão ao prêmio em 1º de junho de 2020.

As reportagens produzidas pelos coletivos serão premiadas nas seguintes categorias: Pauta, Artigo de Política, Crônica, Editorial de Política, Reportagem, Notícia, Fotojornalismo e Edição.

O Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político foi criado por meio da Resolução 4/2019, de autoria dos vereadores Professor Rafael (Pode), Eduardo Kiko (Pode), Aparecido (Pode), Chambinho (PL) e Thiaguinho (PSL).

Apoios: Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Cotas (ABEL), Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas (APEL), Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais (Fenalegis), Senado Federal, RDX Comunicação, Digital 5, União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Diário da Região, CDN Comunicação, Rádio Stilo, Fundação Escola de Sociologia Política do Estado de São Paulo (FESPSP) e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

 

Serviço:

Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político

 

Vagas: 60 para estudantes de jornalismo e jornalistas recém-formados a partir de 2015 e mais 5 vagas para jornalistas refugiados.

 

Inscrições: 19 de junho a 30 de agosto de 2019.

 

Site para inscrição: www.camaraitapevi.sp.gov.br/escola

 

Curso: 14 de setembro a 14 de dezembro

 

Aulas práticas: 11 de janeiro a 18 de abril de 2020.

 

Premiação: 1º de junho de 2020

 

e-mail:premiojornalismo@camaraitapevi.sp.gov.br

Telefone: (11) 4141-4472 Ramal 222