Câmara de Itapevi contribui em ações do Dia Internacional de Conscientização do Autismo

0
1139

Nesta terça-feira, 2 de abril, diversas cidades desenvolvem ações pelo Dia Internacional de Conscientização do Autismo, Itapevi passou a figurar entre elas após ações aprovadas na Câmara Municipal.

Nos últimos anos os vereadores aprovaram leis que garantem a realização de ações conscientização, como a lei 1.966/09, que determina a realização de campanha de conscientização na cidade sobre a síndrome de Asperger; a lei 2.308/15, incluiu o Dia de Conscientização do Autismo No Município de Itapevi e a lei 2.470/17, oficializou a caminhada em conscientização do autismo no calendário oficial de Itapevi.

Em outra ação, a Câmara sediou audiência pública sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em de abril de 2017, com a participação das mães azuis de Itapevi, representantes da prefeitura e especialistas da iniciativa privada.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição resultante de uma complexa desordem no desenvolvimento cerebral. Engloba o autismo, a Síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado. Acarretando, assim, modificações importantes na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento.

Segundo dados do Governo federal, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo tenham autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil, mas até hoje nenhum levantamento foi realizado no país para identificar essa população.