CÂMARA DE ITAPEVI CAPACITA SERVIDORES E AGORA ESTÁ 100% ACESSÍVEL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Com o treinamento oferecido pela Escola do Parlamento a servidores sobre “Acessibilidade Atitudinal – Leis e Normas Técnicas”, a Câmara Municipal encerra o ano de 2021 completamente acessível para as pessoas com deficiência. O curso foi ministrado pelo Professor Eduardo Ronchetti da Costa, uma referência no assunto da acessibilidade e suas implicações, conforme a Norma Brasileira 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O presidente da Câmara, Professor Rafael, elogiou a participação dos servidores neste processo que torna a Câmara de Itapevi 100% acessível para pessoas com deficiência e, com isso, se tornando uma referência entre os legislativos da região. “Agora mais ainda podemos atender todas as pessoas atendidas pela Norma Brasileira 9050, quais sejam, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, idosos, crianças, gestantes, obesos, dentre outros que não se sintam suficientemente inclusos”, comentou.

O que é a Norma ABNT-NBR 9050?

Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.

No estabelecimento desses critérios e parâmetros técnicos foram consideradas diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos, como próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas de rastreamento, sistemas assistivos de audição ou qualquer outro que venha a complementar necessidades individuais.

A Norma ABNT-NBR 9050 visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.