CÂMARA DE ITAPEVI AVANÇA NAS OBRAS DE ACESSIBILIDADE E SE TORNA REFERÊNCIA NA REGIÃO

A Câmara Municipal de Itapevi está com obras avançadas para se tornar plenamente acessível, seguindo rigorosamente a Norma Brasileira 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, com isso, se torna referência em acessibilidade na região oeste. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, dia 5 de novembro, pelo presidente do Legislativo, vereador Professor Rafael.

“Além da reforma, a Escola do Parlamento está providenciando um curso de capacitação para servidores e terceirizados com a finalidade de orientar sobre o uso dos novos espaços e atender da melhor forma todas as pessoas atendidas pela norma, quais sejam, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, idosos, crianças, gestantes, obesos, dentre outros que não se sintam suficientemente inclusos”, salientou o Professor Rafael.

O que é a Norma ABNT-NBR 9050?

Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.

No estabelecimento desses critérios e parâmetros técnicos foram consideradas diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos, como próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas de rastreamento, sistemas assistivos de audição ou qualquer outro que venha a complementar necessidades individuais.

A Norma ABNT-NBR 9050 visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.

Para serem considerados acessíveis, todos os espaços, edificações, mobiliários e equipamentos urbanos que vierem a ser projetados, construídos, montados ou implantados, bem como as reformas e ampliações de edificações e equipamentos urbanos, atendem ao disposto nesta Norma.