Câmara de Itapevi aprova moção de repúdio ao deputado do PSL que xingou o arcebispo de Aparecida e o papa Francisco

A Câmara Municipal de Itapevi aprovou por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira, dia 19 de outubro, uma moção de repúdio, de autoria do vereador Bruxão Cavanha, ao deputado estadual Frederico D’Ávila (PSL-SP), que no dia 14 de outubro foi à tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para fazer um discurso contra o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, chamando-o de “canalha”, “safado”, e se referindo ao papa Francisco como “vagabundo”.

Na missa da celebração do Dia da Padroeira do Brasil, o arcebispo de Aparecida fez um sermão no qual afirmou, sem citar ninguém, criticou as fake News e disse que “Pátria amada não é Pátria armada”. Dom Orlando também havia criticado a política de governo no combate à pandemia de Covid-19 e lamentou a morte de mais de 600 mil pessoas pela doença. O religioso enalteceu o poder da ciência e destacou a importância da vacina.

Com a aprovação da moção de repúdio, os parlamentares de Itapevi endossaram a reação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que pediu medidas internas “eficazes, legais e regimentais” contra o deputado bolsonarista. “Esta Casa de Leis declara repúdio aos ataques desse deputado odioso, pelos comentários contra o arcebispo de Aparecido e ao papa Francisco”, afirmou o vereador Bruxão Cavanha, que requereu imediata e exemplar correção da Alesp contra o parlamentar.