Biblioteca Legislativa recebe importante obra sobre cultura africana

0
199

O acervo da Biblioteca Legislativa Presidente Fernando Henrique Cardoso, da Câmara de Itapevi, recebeu da autora e educadora, Rosa Aparecida do Couto Silva, exemplar do seu livro “Fela Kuti, contracultura e (con)tradição na música popular africana.

O livro foi entregue aos servidores da Escola do Parlamento, na manhã da última quarta-feira, 25 de maio, pela autora, que esteve na Câmara para participar da audiência pública sobre os “Direitos da População Afrodescendentes e o Combate ao Racismo”.

A obra tem como base a dissertação de mestrado da educadora, a qual estuda a obra e contribuição do músico Fela Kuti, considerado controverso, contraditório e, acima de tudo, extremamente criativo. Fela compôs incansavelmente, sendo que grande parte de suas músicas foram lançadas por selos independentes, resistindo até o último momento aos ataques da indústria de discos, com a mesma obstinação que resistiu aos ataques das forças policiais nigerianas. Para ele a música era uma arma para o futuro e fazer música era algo relacionado ao sagrado, no qual o ritual mostrava-se como uma jogada intelectual e uma reorientação política

Em breve o livro estará disponível para empréstimo e consulta na Biblioteca Legislativa.