Bancada do PSD propõe pré-natal do homem em Itapevi

A bancada do PSD na Câmara Municipal de Itapevi aprovou na sessão desta terça-feira, dia 14 de maio, um requerimento solicitando que a Prefeitura firme parceria com o Governo Estadual para implantar na cidade o Programa Pré-Natal do Homem.

Segundo justificativa do requerimento, assinado pelos vereadores Luciano de Oliveira Farias (Bolor), Erondina Ferreira Godoy (Tininha) e Akdenis Mohamad Kourani, o pré-natal visa garantir ao homem acesso a um serviço de saúde historicamente destinado à mulher. Assim que implantado, o acompanhamento contribuirá para diminuir a transmissão vertical, do pai para o bebê, do HIV, da sífilis congênita e demais doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo os autores da propositura, esta medida surge como possibilidade para aumentar o acesso às unidades e ao tratamento das DST: “Em Itapevi o programa proporciona maior participação do homem no momento da gestação, ampliando a discussão sobre prevenção às DST e a outras doenças ligadas a saúde do homem. Certamente será um complemento ao pré-natal feminino”.

Para facilitar a implantação do programa pelo Governo do Estado, as consultas serão realizadas nos serviços públicos que já fazem atendimento do pré-natal feminino. Na consulta são ofertados exames para sífilis e HIV, além de aconselhamento para a prevenção das DST, informando sobre as possibilidades de risco e práticas sexuais seguras. Após a realização dos exames, é agendada nova consulta para entrega dos resultados e aconselhamento pós-testes, além de orientações necessárias com relação à saúde dos pais e do bebê.

A bancada do PSD também aprovaram outros dois requerimentos. O primeiro cobra medidas de segurança junto ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens), com a instalação de lombadas e demarcação de faixa de pedestre. O segundo requerimento solicita a instalação de cabines de recarga e venda dos cartões BOM, Bilhete Único, Cartão Fidelidade e Bilhete Lazer, além dos pontos eletrônicos de recarga automatizado do Vale-Transporte nas estações Itapevi e Engenheiro Cardoso da CPTM.