Alimentação nos Prontos-Socorros: uma conquista que passou pela Câmara de Itapevi

No final do mês de abril, a Prefeitura de Itapevi deu início ao fornecimento de alimentação nos três prontos-socorros (PS’s): Central, Cardoso e Amador Bueno. Essa é uma iniciativa que ocorre após anos de cobrança da população e ações da Câmara Municipal, que há quatro legislaturas cobra uma ação da prefeitura para atender a demanda da população.

Na Câmara, essa solicitação popular ganhou voz por meio de indicações, requerimentos e projeto de lei complementar apresentados pelos vereadores no Plenário. Foram anos de calorosos debates que resultaram na elaboração de 15 documentos encaminhados à prefeitura.

No passado, a ex-parlamentar Sonia Salvarani, na época filiada ao PTB, apresentou três requerimentos sobre alimentação nos PS’s. Eles foram reapresentados em 2007 (11ª Legislatura), 2009 e 2011 (ambos na 12ª legislatura). Apesar da importância do assunto, os documentos não causaram o efeito esperado pela vereadora.

Em abril de 2015 foram publicadas, na grande imprensa, as matérias: “Pacientes têm de levar água e comida a pronto-socorro” do Jornal Agora São Paulo e “Pacientes têm que levar a própria comida para não passar fome em hospital da Grande SP”, no R7. Nas reportagens, usuários dos PS’s de Itapevi foram entrevistados e mostraram sua insatisfação em relação a falta do fornecimento de alimentação aos pacientes, mostrando como isso pode até agravar a saúde dos pacientes que comiam lanches levedos pelos familiares. Em resposta aos jornais, a prefeitura de Itapevi, na época, disse que “poderá começar a fornecer a alimentação aos pacientes do pronto-socorro municipal em 90 dias”, o que não após o prazo.

No mesmo ano, a Câmara apresentou documentos cobrando explicações da prefeitura, começando com um requerimento de autoria do ex-vereador Alexandre Rodrigues (PSB), que cobrava “a instalação de uma cozinha para fornecer alimentação aos pacientes internados nos prontos-socorros do município”. No mesmo ano, o ex-vereador Tico (PR) fez um questionamento semelhante.

Devido à falta de resposta da prefeitura, os requerimentos dos parlamentares da Câmara aumentaram. Em 2016, os ex-vereadores Alexandre Rodrigues e Tico reapresentaram requerimentos. Na atual Legislatura (14ª 2017/2020), foi a vez das indicações dos vereadores Thiaguinho (PSL) e Chambinho (PR) e do requerimento da vereadora Professora Camila (PSB), que em 2018 e 2019 fez mais dois requerimentos referentes a essa pauta. Ainda em 2018, a vereadora Tininha também apresentou um requerimento cobrando explicações da prefeitura sobre o fornecimento de alimentos nos PS’s.

Após anos de debates na Câmara, em 29 de abril de 2019, a administração municipal iniciou o fornecimento de alimentação nos PS’s, com cardápios específicos para café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, que serão servidos a todos os pacientes internados a mais de 12 horas. Caso eles sejam menores de idade ou idosos, os acompanhantes também terão direito às principais refeições. O cardápio é desenvolvido por nutricionistas e é fornecido pela empresa Nutrisabor, com a fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde.

Foram 16 anos de cobranças da população aos vereadores, que se tornou realidade. Nas últimas semanas foi possível notar mais uma melhora ao atendimento dos pacientes nos PS’s.

O presidente da Câmara, Professor Rafael (Pode) destaca que a preocupação dos vereadores, da Câmara, do prefeito e da prefeitura é com os itapevienses. “São documentos de vereadores de várias gestões, que com a sensibilidade do atual prefeito junto a câmara foi possível tirar do papel essa antiga reivindicação da população. Nosso prefeito tem convicção que um paciente que está a mais de 12 horas no pronto-socorro precisa de uma alimentação adequada, e vemos que isso é muito importante ainda mais aqui em Itapevi, onde as pessoas são mais carentes e precisam desse amparo”, disse o presidente.