3º Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político está com inscrições abertas

A edição 2022 do Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político, oferecido pela Câmara Municipal de Itapevi (SP) e Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, em parceria com o Grupo de Pesquisa Jornalismo Humanitário & Media Interventions, está com inscrições abertas até 19 de abril. Podem participar da atividade estudantes de jornalismo, jornalismo recém-formados e jornalistas em situação de refúgio residentes em todas as regiões do país.

A ação gratuita tem como objetivo contribuir para a formação de futuros jornalistas políticos, fomentar os conhecimentos e entendimento da complexidade do ambiente político brasileiro, e explorar as novas linguagens e formas de produção de reportagens em plataformas multimídias.

Coordenado pela jornalista e professora doutora Cilene Victor, líder do HumanizaCom, o curso foi dividido em três fases. Na primeira, os participantes terão aulas teóricas sobre política e sistema de governo; análise de dados; Lei de Acesso à Informação; comunicação política; desinformação e mídias sociais; pauta, apuração e produção de notícias, incluindo a reportagem investigativa; questões identitárias, ambientais e humanitárias. Na segunda, serão realizadas oficinas de orientação das produções que concorrerão ao prêmio de melhor vídeo reportagem.

“Este curso tem o propósito de se unir aos esforços das escolas de Jornalismo para aprimorar a formação de jornalistas que já cobrem a área política ou têm interesse em ingressar nessa editoria”, comenta Cilene Victor.

O curso foi dividido em duas fases, na primeira os alunos terão aulas teóricas sobre política e sistema de governo; análise de dados; Lei de Acesso à Informação; comunicação política; desinformação; fake news; pauta, apuração e produção de notícias; questões identitárias, ambientais e humanitárias. No segundo momento, as aulas serão práticas, na intenção de auxiliar os alunos na produção das reportagens que concorrerão ao prêmio.

O tema do concurso deste ano é “O que é uma política pública e como ela afeta sua vida?”. A organização premiará as três melhores reportagens, produzidas em coletivos ou individuais, com troféus de primeiro, segundo e terceiro colocados.

As aulas (online, híbrido, presencial) serão aos sábados – entre abril e maio –, e a premiação em 11 de junho. A inscrição é individual, para todas as regiões do país, e pode ser feita no site da instituição.

Neste ano, o Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político conta com o apoio da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e Desenvolvimento Regional, Universidade Metodista de São Paulo e da instituição belga Fundação para Governança e Sustentabilidade Global (FOGGS).

III Curso E Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político – 2022

100  vagas – Gratuito

Aulas via Zoom de abril a maio

Calendário 23 e 30 de abril, 7, 14, 21, 28 de maio