Vereadores propõem Dia dos Bascos

Os vereadores  Paulo Rogiério de Almeida – Prof. Paulinho (PTB), Marcos Godoy – Teco (PV) e a vereadora Sônia Salvarani (PTB)  apresentaram na sessão de terça-feira, 31 de agosto, o projeto de lei 49/10 que institui o Dia dos Bascos, no município de Itapevi.

O projeto prevê que o Dia dos Bascos será comemorado no dia 14 de julho de cada ano, sendo assim uma homenagem ao Dia da Bandeira do País Basco e caberá a Eusko Brasildar Etxea Casa Basco Brasileira elaborar, planejar e organizar as comemorações, bem como difundir a cultura no município.

Eusko Brasildar Etxea Casa Basco Brasileira é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade a difusão da historia e cultura, da defesa dos usos, dos costumes e tradições do povo basco, por atividades sócio educativas a toda a comunidade.

Hoje no Brasil estão em atividade apenas duas associações de cultura Basca, sendo uma fundada em São Paulo e a segunda em Itapevi, que desenvolve vários projetos educacionais, no ensino do idioma espanhol e o euskera, idioma oficial do País Basco.

Em Itapevi, a Eusko Brasildar Etxea Casa Basco Brasileira foi fundada em 8 de agosto de 2009, onde vem desenvolvendo  um trabalho de grande valia para o município, tangente ao intercambio de autoridades Basca em visita a cidade de Itapevi.