Vereadores de Itapevi festejam entrega do trecho do Corredor Oeste

Os vereadores de Itapevi acompanharam nesta quinta-feira (22) a cerimônia de entrega à população do trecho prioritário do Corredor Metropolitano Itapevi–São Paulo (Vila Yara), com cinco quilômetros de extensão e viário compartilhado. Com a presença do governador Geraldo Alckmin, a inauguração do novo empreendimento traz um ganho de mobilidade para os usuários das linhas intermunicipais, além de representar nova alternativa para desafogar o trânsito da região oeste da Grande São Paulo. O investimento é de R$ 47,4 milhões.

“É uma alegria estarmos juntos para entregar a primeira etapa do corredor de Itapevi até Jandira. O projeto tem sete paradas e cinco quilômetros em que, além de ônibus, os automóveis podem transitar. O grande desafio das regiões metropolitanas é mobilidade. Por isso, trabalhamos todos os dias para melhorar a qualidade de vida da população”, ressalta Geraldo Alckmin.

Na linha férrea da CPTM próxima à estação Itapevi (Linha 8-Diamante) e ao Samu, será ampliada uma passarela em concreto armado com 27 metros de extensão e vão de 7,6 metros.

A previsão é de que o empreendimento seja entregue ao público em abril. Em maio, na altura da estação Engenheiro Cardoso, da CPTM, está prevista a entrega de outra passarela, também em concreto armado, com 20 metros de extensão e vão de 8 metros. Ambas as obras terão acesso por escadas e rampas.

“Ao todo, são R$ 47 milhões em investimentos na cidade de Itapevi. É o Governo do Estado priorizando a mobilidade e o transporte público na Grande São Paulo”, afirma o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

Ônibus

Duas linhas metropolitanas começarão a operar no trecho Itapevi-Jandira a partir do dia 2 de abril, com frota de seis veículos e oferta diária de 24 viagens: 420DV1 Osasco (Vila Yara)–Cotia (Terminal Metropolitano Cotia) e 833TRO Itapevi (Centro)–Santana de Parnaíba (Polo Empresarial Tamboré, via estações da CPTM Engenheiro Cardoso e Sagrado Coração).