Back to News

 

A presidente da Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista, Beth Chedid (DEM), recebeu na sexta-feira (20/1), em reunião, Roberto Lamari, diretor da Escola do Legislativo e procurador da Câmara de Itapevi (SP). Ele, que trabalha há mais de 10 anos com a instalação de escolas legislativas e foi o responsável pela instalação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo, apresentou para a presidente, o 1º secretário José Gabriel, o 2º secretário Ditinho Bueno do Asilo e aos diretores da Casa os desafios e a importância da instalação da Escola do Legislativo.

Lamari afirmou que as principais funções da Escola do Legislativo são a qualificação interna de vereadores e funcionários, além de fomentar a educação para cidadania da população em geral. Ele destacou a importância da Escola do Legislativo ter uma estrutura sólida, sendo amparada legalmente.

“Cabe ao Poder Legislativo fomentar as ideias de participação política, de democracia. A ideia de educação para cidadania deve ser feita através da Câmara de vereadores para toda a sociedade”, declarou.

Segundo ele, com a escola montada é possível fazer parcerias com entidades da sociedade civil para atender os interesses da cidade. Ele destacou também a importância de se ouvir os vereadores para atender as demandas que eles apresentarem.

Para a presidente da Casa, vereadora Beth Chedid, a visita foi muito proveitosa. “É um momento de repensar a função do Legislativo e aproximar os vereadores da sociedade. É uma ideia que se inicia hoje e que, através de visitas às Câmaras onde já existe a Escola do Legislativo, pode fazer com que Bragança também se torne uma referência nesse sentido”, afirmou. Beth também citou a necessidade de amparar legalmente o projeto, prevendo mudanças no Regimento Interno e na legislação.

Para o vereador José Gabriel, 1º secretário, a proposta também agradou. “A reunião foi muito produtiva. Achei muito interessante essa possibilidade das pessoas estarem mais ligadas e integradas com a Câmara Municipal”, disse. O 2º secretário, Ditinho Bueno do Asilo, complementou: “Bragança precisa buscar um crescimento consciente. Temos que ampliar os debates na cidade. Hoje foi um momento muito importante, o pontapé inicial dessa proposta. Com a Escola do Legislativo, a Câmara se fortalece e quem ganha com isso é o município”.

A Mesa Diretora já estuda visitar as Câmaras de São Paulo e Itapevi, buscando conhecer mais detalhes sobre o funcionamento da Escola Legislativa a fim de trazer propostas concretas para a Câmara de Bragança.

Fonte: Câmara Municipal de Bragança Paulista