A Escola do Parlamento “Doutor Osmar de Souza”, da Câmara Municipal de Itapevi entende que é de fundamental importância para a formação cidadã, que as crianças e os jovens desde cedo possam refletir sobre o seu papel na sociedade. A proposta de criar uma cápsula do tempo é uma forma de levar os professores a motivarem seus alunos a refletir sobre o conceito de futuro, o que esperam para si mesmos e o que desejam para a cidade de Itapevi nos próximos 30 anos.

 

  • Objetivos

Propor a reflexão sobre as mudanças conquistadas na cidade de Itapevi ao longo da história, através da elaboração de cartas, mensagens, desenhos, fotografias, poesias e histórias em quadrinhos destinadas às crianças itapevienses em 2049, tendo como tema: “A Itapevi que desejamos ter em 2049”. O grande diferencial é fazer com que as crianças olhem para o presente e busquem escrever suas projeções para os anos vindouros, para que em 2049, quando a cápsula for aberta possamos comparar essas projeções e a realidade da nossa cidade após esses 30 anos.

  • Objetivos Específicos
  • Possibilitar aos alunos o conhecimento da história de Itapevi;
  • Proporcionar a reflexão dos alunos de hoje sobre as transformações ocorridas na cidade de Itapevi;
  • Favorecer e estimular a discussão e a reflexão sobre os problemas que mais afetam a população da cidade de Itapevi;
  • Proporcionar o conhecimento sobre os diferentes gêneros textuais e a linguagem utilizada atualmente, bem como os recursos visuais e tecnológicos da atualidade;
  • Possibilitar que futuramente, ao abrirem a cápsula, possam estabelecer comparações a respeito das mudanças na linguagem escrita e de outros recursos tecnológicos utilizados no futuro;

 

  • Justificativa

Por mais que tentemos ignorar, a política esta em todo lugar. No entanto, para os menores de 17 anos, a questão fica um pouco mais distante e vista como algo para ser debatida apenas pelos adultos. Pensando em reduzir este distanciamento e estimular a participação das crianças na vida social e política da cidade, o projeto “Cápsula do Tempo” busca desenvolver a cidadania entre as crianças e os jovens por meio da educação, uma vez que a participação e o exercício político faz parte do desenvolvimento integral de uma sociedade mais consciente.

Por meio desse projeto, a Escola do Parlamento “Doutor Osmar de Souza” da Câmara Municipal de Itapevi, busca reforçar a missão de ser um agente de inclusão do cidadão e de sua transformação pela educação para a cidadania, ao incluir as crianças no debate social no presente e pensar o futuro de Itapevi, além de aproximar o Poder Legislativo ainda mais da sociedade. Assim em parceria com a Diretoria de Ensino de Itapevi e a Prefeitura Municipal de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação, além dos profissionais da área de ciência política, sociologia e filosofia, em que a escola estimulará a participação das crianças no cotidiano político da cidade por meio da educação.

 

  • Público-alvo

O programa é voltado para os alunos do Ensino Fundamental e Médio do município de Itapevi, e serão indicadas três escolas: uma particular (com três turmas: Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio), uma estadual (com duas turmas: Fundamental II e Ensino Médio) e uma municipal (com uma turma: Fundamental I), que decidirão quais alunos devem participar de acordo com critérios próprios.

  • Colégio Nova Geração de Itapevi

Três turmas: Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

 

  • E. Eliza Oliveira Ribeiro

Duas turmas: Fundamental II e Ensino Médio

 

  • CEMEB Dona Floriza Nunes de Camargo

Uma turma: Fundamental I

 

  • Instituições Parceiras

O programa é uma parceria entre a Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento “Doutor Osmar de Souza”, a Diretoria de Ensino de Itapevi e a Prefeitura Municipal de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação.

 

  • Etapas do Programa

Etapa 1: Apresentação do Projeto às Escolas;

Etapa 2: Descerramento da Placa para o lançamento do Projeto, durante a festividade de Emancipação de Itapevi “60 anos”, no dia 18 de fevereiro de 2019;

Etapa 3: Elaboração do calendário que atenda as necessidades de cada escola (dias das palestras e entrega das cápsulas);

Etapa 4: Divulgação do Projeto pela Câmara Municipal;

Etapa 5: Desenvolvimento de aula lúdica destinada às crianças que participarão do projeto abordando o tema proposto no objetivo, desenvolvendo atividades que despertem o exercício da cidadania, apresentando a função dos três poderes, além de apresentar a história da cidade (um professor de ciência política, um cidadão para contar um pouco da história da cidade e um representante da Câmara);

Etapa 6: Elaboração das mensagens pelos alunos para serem guardadas na cápsula;

Etapa 7: Ato Oficial de Lacração da Cápsula do Tempo na Câmara Municipal, que se responsabilizará por guardar a cápsula com registro em ata de compromisso de inviolabilidade do lacre até 18 de fevereiro de 2049;

Etapa 8: Realização de Solenidade para abertura da Cápsula do Tempo em 18 de fevereiro de 2049;

Etapa 9: Realização de Audiência Pública para debater e avaliar se o progresso estimado pelas crianças foi atingido.

 

  • Cronograma de Atividades

 

PERÍODO

ATIVIDADE
Janeiro Apresentação do Projeto as Escolas
18 de fevereiro Descerramento da Placa
20 a 22 de fevereiro Elaboração do calendário
25 a 28 de fevereiro Produção do material gráfico
Março Primeiro encontro na Escola
Março Segundo encontro na Escola
Março Terceiro encontro na Escola
6 de maio Ato Oficial de Lacração da Cápsula do Tempo
18 de fevereiro Solenidade para abertura da Cápsula do tempo em 2049
Abril de 2049

Audiência Pública para debater e avaliar se o progresso estimado pelas crianças foi atingido.

 

  • Divulgação

A Câmara produzirá o material gráfico necessário para divulgação do projeto.

  • Aulas lúdicas

A Escola do Parlamento desenvolverá nas Escolas três encontros destinados às crianças que participarão do projeto abordando os temas sobre: Cidadania, Democracia, Divisão dos Poderes, História de Itapevi e papel da Câmara Municipal.

  • Elaboração das mensagens

Com o auxílio dos professores de cada unidade escolar, os alunos confeccionarão cartas, mensagens, desenhos, fotografias, poesias e histórias em quadrinhos e quaisquer tipos de produção que desejarem dentro do tema proposto para que sejam depositadas nas cápsulas.

  • Ato oficial de Lacração

No dia 02 de maio de 2019, na Câmara, será realizado o Ato Oficial de Lacração da Cápsula do Tempo.

  • Solenidade de Abertura da Cápsula

Em 18 de fevereiro de 2049 (após 30 anos), em ato solene, far-se-á a abertura da Cápsula. Na ocasião serão convidadas autoridades atuais e também aqueles que fizeram parte do início do projeto em 2019, bem como os alunos que participaram, para que as gerações do passado e do presente possam juntas analisarem as transformações ocorridas no município ao longo de 30 anos.

  • Realização de Audiência Pública

A Câmara Municipal de Itapevi realizará audiência pública para debater e avaliar se o progresso estimado pelas crianças foi atingido após esses 30 anos decorridos do início do projeto.