Escola do Parlamento celebra 7º aniversário com inauguração de Biblioteca e Museu de Arte

A Escola do Parlamento “Dr. Osmar de Souza”, órgão interno da Câmara de Itapevi, celebrou o sétimo aniversário em grande estilo nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, com a inauguração da Biblioteca e do Museu de Arte do Parlamento de Itapevi. Com transmissão ao vivo pelo canal da Escola no YouTube e interpretação de libras, a sessão solene reuniu autoridades, servidores e personalidades homenageadas pela contribuição prestadas ao longo desses sete anos.

Compuseram a mesa o Vereador Cícero Aparecido de Souza, o Procurador e diretor-geral da Escola do Parlamento de Itapevi, Dr. Roberto Eduardo Lamari, o diretor-acadêmico Rafael Augusto Sasaki Neves e o diretor-executivo Marcos Jorge Bataglia.

Na abertura, os convidados foram agraciados pela participação da Banda da Guarda Municipal de Itapevi e pela apresentação do Coral “Tales Augusto Dalmachio Alves”, formado por servidores da Câmara e membros da comunidade sob a regência do maestro Douglas Soares.

O Dr. Florian Madruga, presidente da ABEL – Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Tribunal de Contas, ressaltou o fato da Escola do Parlamento de Itapevi ter conquistado quatro dos seis prêmios durante o Encontro Nacional das Escolas dos Legislativos.

Também fizeram uso da palavra o presidente da Câmara Professor Rafael Alan de Moraes Romeiro, e os ex-presidente da Câmara Bruxão Cavanha e Julio Portela, que instituiu a Escola em 27 de novembro de 2015 (Lei nº 2369/15).

Entre os homenageados o principal foi o Dr. Osmar de Souza, com a outorga da Medalha do Mérito Legislativo, e também Emanuel von Lauenstein Massarani, crítico de arte, patrono do Museu de Arte do Parlamento e organizador do livro que traz as memórias de Itapevi, que recebeu o Título de Cidadão Itapeviense. O presidente Fernando Henrique Cardoso também foi homenageado. Ele foi escolhido como patrono Biblioteca do Legislativo.

Na ocasião, foram entregues Diplomas de Reconhecimento aos seguintes artistas que doaram obras de arte para o acervo do Museu: Ida Zami, Lucia Helena, Marcelo Damasceno, Marcos Bataglia e Susumo Harada.

Os participantes receberam de presente um exemplar do livro da História de Itapevi, a segunda edição da Revista do Parlamento, o Manual de Acessibilidade da Escola e o último livro publicado pela professora Cilene Victor, coordenadora do Curso e Prêmio de Jornalismo “Ricardo Boechat”, além de um calendário personalizado e linda caderneta produzida pela equipe da Escola.

O diretor-geral da Escola do Parlamento de Itapevi, Dr. Roberto Eduardo Lamari, apresentou um relatório sobre a quantidade de cursos e alunos atendidos além das premiações recebidas nesses sete anos:

Assista na íntegra: