Curso sobre semiótica e cidadania está com inscrições abertas; veja como participar

A Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza está com inscrições abertas para o curso, gratuito, “Semiótica para a Cidadania”. As aulas serão ministradas nos dias 27 e 28 de maio, das 19h às 21h, em uma plataforma online.

Os interessados devem se inscrever no site da escola até o dia 24 de maio. O objetivo do curso é propiciar familiaridade com a ciência semiótica, com o universo dos signos e de toda malha sígnica e seus desdobramentos, ampliando assim, o entendimento e a compreensão desta ciência no estudo dos processos de uma comunicação mais humana e mais cidadã.

As aulas serão ministradas pelo Prof. Roberto Chiachiri, pós-doutorado na Université Sorbonne – França, doutor e mestre em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e titular do PPGCOM da Universidade Metodista de São Paulo.

O curso é uma parceira da Escola do Parlamento com a Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação Regional, Grupo de Pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions e a revista científica francesa Hermès.

Programação:

27/05 – Apresentação dos conceitos fundamentais da ciência semiótica de Charles Sanders Peirce, sua fenomenologia, seu fundamento sobre signo, semiose e pontuações sobre teorias da percepção.

28/05 – Discussão sobre cidadania, as ações sígnicas (semiose) da linguagem para a cidadania

Serviço:

O que é: Curso Semiótica para a cidadania