Câmara de Itapevi trabalha iniciativas dentro dos pilares de uma cidade saudável

Na definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), “cidade saudável é aquela que coloca em prática de modo contínuo a melhoria de seu meio ambiente físico e social utilizando todos os recursos de sua comunidade”. Assim, a Câmara de Itapevi vem enfatizando a saúde do cidadão dentro de uma ótica ampliada de qualidade de vida. Dentro do conceito de cidade saudável, as vereadoras e vereadores apresentam estratégias para fortalecer a execução de políticas públicas dentro de uma agenda política local.

Inicialmente, a experiência da cidade saudável se desenvolveu em Toronto, Canadá, em 1984. Surgiu como expressão da necessidade de se aplicar a estratégia de Saúde para todos e os princípios da Promoção da Saúde em nível local. Desde o início, essa iniciativa mostrou-se particularmente eficaz para os municípios europeus e canadenses, desenvolvendo suas competências em múltiplos setores e aproveitando sua proximidade dos cidadãos.

A partir de Toronto, a experiência, apoiada pela OMS, expandiu-se para algumas cidades européias, difundindo-se mundialmente através de redes de cidades, países e regiões do mundo, transformando-se em um movimento internacional, do qual Itapevi vem participando gradativamente.

Confira a pauta aprovada na sessão ordinária desta terça-feira, dia 20 de setembro:

REQUERIMENTOS:

REQUERIMENTO Nº 1778/2022 – Autor: DONIZETTI DIAS CARVALHO (ZETI DA ADEGA): Requer ao Governo Municipal, na pessoa do Prefeito Igor Soares, estudos para a possibilidade de Implantação de uma Base da GCM (Guarda Civil Municipal) no Bairro: Ambuitá – Itapevi – SP.

REQUERIMENTO Nº 1781/2022 – Autor: WELLINGTON JOSÉ DOS SANTOS (SARARÁ): Solicito do Executivo em nome do Excelentíssimo Sr. Igor Soares Ebert, para que seja implantado um programa titulado “Semana de valorização a família”, que visa a implantação de eventos no município, com intuito de fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância e o significado da família na sociedade.

REQUERIMENTO Nº 1782/2022 – Autor: THIAGO DA SILVA SANTOS (THIAGUINHO SILVA): Solicita informações ao Governo do Estado de São Paulo quanto a instalação de Totens de autoatendimento do Poupatempo no município de Itapevi.

REQUERIMENTO Nº 1783/2022 – Autora: ERONDINA FERREIRA GODOY (TININHA): “Requeiro Informações do Executivo se há estudos para a implantação de Vagas Mais que Especiais destinadas a pessoas com transtorno do Espectro Autista.”

REQUERIMENTO Nº 1784/2022 – Autor: LUCAS GABRIEL CORREIA SILVA MARTINS (DOUTOR LUCAS): Solicito informações do Executivo, junto a Secretaria Competente, se há a viabilidade de executar estudos para Implementar Melhorias na Infraestrutura da Rua Colorado, altura do N°116, Vila Santa Rita, neste Município.

MOÇÃO:

Moção de Aplausos nº 602/2022 de autoria do Vereador José Aparecido Ramos (ZECA DA PISCINA): “Ao Protetor dos Animais Srº Adriano Camargo Antônio”.

Moção de Aplausos nº 603/2022 de autoria do Vereador Lucas Gabriel Correia Silva Martins (DOUTOR LUCAS): “A Assessora Parlamentar, advogada Dra. SUELAINE MARTINS TESTONI pela brilhante carreira e serviço que vem prestando ao Município de Itapevi”.

Moção de Aplausos nº 604/2022 de autoria do Vereador Lucas Gabriel Correia Silva Martins (DOUTOR LUCAS): “Ao advogado, Doutor. MAURICIO TESTONI pelo brilhante trabalho que vem prestando à advocacia”.

Moção de Aplausos nº 605/2022 de autoria do Vereador Rogério Moreira dos Santos (ROGÉRIO FISIOTERAPEUTA): “Ao AGENTE ADMINISTRATIVO LUIS VICTOR TAVARES DA SILVA, pelos excelentes serviços prestados no Centro de Reabilitação, em nosso Município”.

Moção de Aplausos nº 606/2022 de autoria do Vereador Rogério Moreira dos Santos (ROGÉRIO FISIOTERAPEUTA): “Ao FISIOTERAPEUTA CRISTIANO DE CARVALHO BERNARDO, pelos excelentes serviços prestados no Centro de Reabilitação, em nosso Município”.

Moção de Aplausos nº 607/2022 de autoria do Vereador Rogério Moreira dos Santos (ROGÉRIO FISIOTERAPEUTA): “A FISIOTERAPEUTA JAQUELINE TOLENTINO RAMOS ALVES, pelos excelentes serviços prestados no Centro de Reabilitação, em nosso Município”.

Moção de Aplausos nº 608/2022 de autoria do Vereador Rogério Moreira dos Santos (ROGÉRIO FISIOTERAPEUTA): “Ao FISIOTERAPEUTA JOSEMAR MARCOS DA SILVA, pelos excelentes serviços prestados em nosso Município”.

Moção de Aplausos nº 609/2022 de autoria do Vereador Rogério Moreira dos Santos (ROGÉRIO FISIOTERAPEUTA): “A FONOAUDIÓLOGA MARIA CRISTINA DE AGUIAR MAGALHAES, pelos excelentes serviços prestados no Centro de Reabilitação, em nosso Município”.

Moção de Aplausos nº 610/2022 de autoria do Vereador Rogério Moreira dos Santos (ROGÉRIO FISIOTERAPEUTA): “A ODONTÓLOGA SONIA TERUMI KIYOTA, pelos excelentes serviços prestados na Área da Saúde, em nosso Município”.

Moção de Aplausos nº 611/2022 de autoria do Vereador Rogério Moreira dos Santos (ROGÉRIO FISIOTERAPEUTA): “Ao PSICÓLOGO JULIO CESAR GALVES GOMES MANGINI MOSQUEIRO, pelos excelentes serviços prestados no Centro de Reabilitação, em nosso Município”.

Moção de Aplausos nº 612/2022 de autoria do Vereador Rogério Moreira dos Santos (ROGÉRIO FISIOTERAPEUTA): “A TERAPEUTA OCUPACIONAL BARBARA HARUMI WATANABE, pelos excelentes serviços prestados no Centro de Reabilitação, em nosso Município”.

INDICAÇÃO: Nº 1738 a 1768/2022

ORDEM DO DIA

Projeto de Lei nº 142/2022 de autoria do Poder Executivo: “Altera dispositivos da Lei Municipal nº 2.624 de 12 de dezembro de 2018, alterada pela Lei Municipal nº 2.647 de 18 de março de 2019.”

Projeto de Decreto Legislativo Nº 089/2022, de autoria do Vereador Cícero Aparecido de Souza: “Dispõe sobre a outorga de Título de Cidadão Itapeviense, ao Sr. Alex Ferreira Batista, e dá outras providências.”