Câmara de Itapevi sedia simpósio em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

0
196

Na manhã desta segunda-feira, dia 21 de março, a Câmara Municipal de Itapevi sediou o Simpósio de Comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Realizado pelo Instituto Mozione, o evento contou com o apoio da Prefeitura, da Câmara e do gabinete do vereador Rogério Fisioterapeuta.

Criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, a data escolhida, 21 de março (21/3), representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.

Segundo os organizadores, o simpósio celebrou a data trazendo temáticas de inclusão da Pessoa com Síndrome de Down nos âmbitos da Saúde, da Educação, do Esporte e Apoio à família.

A Lei nº 14.306/21, que entrou em vigor em março de 2022, estabelece que órgãos públicos responsáveis pelas políticas voltadas à Pessoa com Síndrome de Down, devem promover eventos que valorizem os indivíduos em todo o âmbito social. De igual modo, a Lei Municipal nº 2181/13, de autoria do legislativo itapeviense,  institui a semana do dia 21 de março como a Semana Municipal de Inclusão das Pessoas com Síndrome de Down. No evento realizado hoje na Câmara, portanto, foram convidados profissionais especializados para compartilhar suas experiências e mostrar o protagonismo social da pessoa com Síndrome de Down.


Abrilhantado pela presença dos atletas do Ituano Futsal Down (FutDown), o simpósio contou com a presença das seguintes autoridades: o presidente da Câmara de Itapevi, Professor Rafael, o vice-prefeito Marcos Ferreira Godoy (Teco), o vereador Rogério Fisioterapeuta, o presidente da APAE de Itapevi, Raul France, e das representantes do GAEE, Juliana e Aruane.

As palestrantes foram Lilian C. Cotrin (mestre em Saúde Coletiva, Fonoaudióloga do município de Itapevi), Mônica Marques (professora especialista em Educação Especial do atendimento educacional especializado do município de Barueri), Amabili C. Canola (terapeuta ocupacional do Município de Itapevi e coordenadora do Instituto Mozione – Projeto Chute Especial) e Natália Miranda (fisioterapeuta e mãe do Benjamin).