Câmara de Itapevi lança campanha ambiental “Adote uma Caneca”

Com o objetivo de conscientizar servidores, vereadores, prestadores de serviço e estagiários sobre a preservação do planeta, a Câmara Municipal de Itapevi (CMI) lança a campanha “Adote uma Caneca”, com o intuito de promover a redução do consumo de copos descartáveis na instituição. A entrega das canecas iniciou na manhã desta quarta-feira (3).

Segundo o vereador e presidente da Câmara, Professor Rafael (Pode), a ação é a primeira de uma série de iniciativas que serão adotadas pela Casa de Leis. “Toda ação gera uma reação. Por isso, vejo que é de extrema importância incentivar atitudes sustentáveis na Câmara de Itapevi. Incentivar o uso de canecas (uso individual) é a primeira de outras atitudes que adotaremos para que tenhamos um futuro equilibrado e sustentável na cidade.”

A inciativa foi proposta pela assistente legislativa Rebeca Moreira, e implantada pela Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, em atendimento a uma das metas ambientais da “Agenda 2030: a Câmara Municipal de Itapevi que queremos”, que ainda prever a redução do uso de papel, proibir o uso de canudos plásticos, entre outros temas.

Durante os anos de 2019 e 2020, a Escola promoveu uma ação interna mostrando que o uso de copos plásticos, café e água, em quatro anos. Entre 2015 e 2018 foram usados 8.650.000 milhões de copos plásticos na Casa de Leis. Se esses copos fossem empilhados ultrapassariam os 7.367 km do litoral brasileiro (sem considerar as suas reentrâncias e saliências).

A ação da Escola ainda reforçou que o plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado no mundo, e que sua decomposição na natureza leva em torno de 200 a 450 anos. Além de ser um produto proveniente do petróleo, implicando em grande impacto ambiental tanto para sua extração quanto para seu descarte.