Bombeiros fazem apelo: ‘muito cuidado com álcool gel’

0
414

Em março de 2019, foram registradas 2.560 ocorrências de incêndio em todo o Estado de São Paulo. No mesmo período deste ano foram 4.089. Nos primeiros 20 dias de abril, foram registradas 2.589 ocorrências do tipo no Estado contra 2.198 no mesmo período do ano passado — um acréscimo de 18%.

Com base nas ocorrências atendidas nos últimos meses, o aumento incêndios ocorreu principalmente por causa de acidentes domésticos relacionados ao uso do fogão, álcool em gel e sobrecarga em tomadas.

O álcool gel se torna ainda mais perigoso que o álcool líquido por ter uma combustão quase completa e sua chama ser praticamente invisível. O que dificulta que as pessoas saibam quando ele está em combustão e coloquem outros objetos inflamáveis perto.

Em entrevista ao site da BBC Brasil, o tenente Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, alertou para ninguém tentar manipular álcool em casa. “Há vídeos ensinando fabricar álcool gel, isso é extremamente perigoso e só deve ser feito por um químico “, disse Marcos Palumbo.

Foto: Getty Images / Fonte: BBC News Brasil