Câmara de Itapevi lança campanha para incentivar a doação de sangue

Para incentivar a doação de sague, a Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, da Câmara Municipal de Itapevi, deu início a campanha nacional “Junho Vermelho”, com o movimento “Doe Sangue. Salve Vidas”, que tem a missão de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.

Essa é segunda edição da campanha realizada em parceria com o Banco de Sangue Paulista, no dia 28 de junho, das 9h às 15h, no Plenário Bemvindo Moreira Nery.

Segundo nota da Fundação Pró-Sangue, do Estado de São Paulo, os estoques continuam baixos, em torno de 30% a 40% da quantidade considerada ideal, como consequência da baixa adesão de doadores neste período do ano e também por conta da paralisação dos caminhoneiros.

“Essa é uma campanha das mais importante, pois um doador pode ajudar a salvar até quatro vidas. Por isso, a participação dos doadores frequentes e a adesão de novos doadores na campanha é de suma importância”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Itapevi, Bruxão Cavanha (PR).

No ano passado, a ação coletou 73 bolsas, superando a meta de 50 bolsas prevista pelo banco.

Procedimento para doar

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem consultar site Secretaria da Saúde e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site do Banco de Sangue Paulista e consultar os pré-requisitos de doação.

Mais informações pelo telefone (11) 4141-4472 ramal 222.

Serviço:

Data: 28 de junho

Horário: 9h às 15h

Local: Câmara Municipal de Itapevi, Rua Arnaldo Sergio Cordeiro das Neves, 80, Vila Nova, Itapevi (SP).