Chambinho propõe campanha de divulgação do Novembro Azul para conscientização de prevenção ao câncer de Próstata

 

O vereador Chambinho aprovou um requerimento na sessão desta terça-feira propondo uma grande campanha de divulgação em referência ao Novembro Azul (campanha dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata).

Chambinho lembrou que o movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado "Movember", aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichelio), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas. Em vários países, o "Movember" é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mano Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

“Vivemos infelizmente, nos dias de hoje, uma certa rejeição dos homens em referência às questões que envolve ao câncer de próstatas (que se desenvolve mais frequentemente em homens acima dos 50 anos de idade) devido a forma de fazer exames, mais como representante do povo temos cada dia executar política públicas através de eventos, divulgação a importância de prevenir os homens de qualquer tipo de doenças”, concluiu.