Professor Rafael Alan cobra melhorias na iluminação e propõe ações de sustentabilidade

A Câmara Municipal aprovou na sessão desta terça-feira, dia 7 de novembro, quatro requerimentos do vereador Professor Rafael Alan, dois cobrando melhorias na iluminação pública e dois propondo ações para tornar Itapevi mais sustentável.

“Precisamos construir valores e conhecimentos sobre as práticas sustentáveis”, afirmou o vereador, enfatizando a importância de práticas que contribuam para preservar o meio ambiente e que o município pode buscar meios para melhorar essa condição.

Nos dois requerimentos, o vereador apontou soluções, como projetos que incentivam a educação ambiental e o uso sustentável da biodiversidade, ações que podem ser firmadas junto ao governo federal. “Estamos falando de um programa que tem como finalidade construir valores e relações sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que contribuam para a participação de todos na edificação de sociedades sustentáveis”, comentou o vereador, citando a importância de levar a questão para a sociedade.

Rafael indica que é possível utilizar o Sistema Brasileiro de Informação sobre Educação Ambiental e promover a formação de educadores ambientais. Entre as preocupações do parlamentar está a preservação e também o cuidado com espécies que sejam encontradas em regiões de Itapevi.

“Há programas que visam a disseminação dos conhecimentos sobre os componentes de biodiversidade e sobre espécies ameaçadas e exóticas invasoras, com a elaboração de planos de manejo”, explicou.

Sobre a iluminação pública, Rafael Alan solicita que a Eletropaulo cobra que seja feita uma “requalificação na iluminação pública” de toda a extensão da Estrada da Cruz Grande e dos bairros Jardim Cruzeiro, Jardim Alabama, Novo Amador e Parque Miraflores. “Este requerimento de informações se faz necessário, pelo fato de existir um grande aumento na demanda de residências nesta região. Hoje, a carga de energia disponível na rede elétrica, poderá estar atendendo próximo ao seu limite total”, explicou o vereador.

Segundo ele, tal fato se dá pelas constantes quedas de energia e oscilações que ocorrem nas residências em determinados horários de pico e com isso oferecendo risco de queimar os equipamentos eletroeletrônicos das casas nesta região. “Esta requalificação na iluminação pública desta região, portanto, poderá trazer mais qualidade no serviço prestado à população”, explicou.

Ainda na área da iluminação pública, Professor Rafael Alan propôs que Itapevi seja cadastrado no “Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes” – PROCEL RELUZ, do Ministério da Energia, do Governo Federal. “Trata-se de um programa que tem como finalidade promover o desenvolvimento de sistemas de iluminação pública e sinalização semafórica eficientes, colaborando na redução dos gastos públicos do município com energia elétrica e melhorando as condições de vida noturna e segurança dos cidadãos”, comentou.