Thiaguinho solicita campanha de vacinação contra febre amarela em Itapevi

O vereador Thiaguinho aprovou um requerimento na sessão desta terça-feira, dia 7 de novembro, no qual solicita a realização da Campanha de vacinação contra a febre amarela em Itapevi. Ele solicitou informações da Prefeitura sobre as medidas que estão sendo tomadas para a prevenção da doença no município caso for necessário que seja feita imunização da população, a exemplo da cidade vizinha de Santana de Parnaíba, que desde o dia 21 deu início à ação preventiva.

Thiaguinho destacou que risco do Brasil sofrer um novo surto da epidemia, haja vista que neste ano houve 22 casos e 10 mortes por febre amarela silvestre no Estado de São Paulo. “O surto que atingiu o pais neste ano foi o maior com número de casos em humanos desde 1980. Entre dezembro e junho foram confirmados 777 casos e 261 mortes por febre amarela no pais, segundo o jornal Folha de São Paulo”.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para esclarecer a forma de transmissão do vírus, citando a fala do infectologista da Unifesp, Celso Granato: “O Aedes Aegypti é muito mais difundido do que o mosquito que pica o macaco, o Haemagogus. Se tem pessoas que pegaram a doença em áreas de floresta e vêm para cidade onde há infestação do Aedes, o risco desse mosquito picar a pessoa contaminada, se infectar e picar outras e transmitir a febre amarela existe”.