Chambinho propõe que Estado construa mais um Hospital Geral na região

Na sessão da terça-feira (31), os vereadores aprovaram o requerimento nº 922 de autoria do vereador Chambinho (PR), onde é solicitado à CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste), se há estudos para enviar ao governador do Estado Geraldo Alckmin um projeto de construção de mais um Hospital Geral em nossa região.

“Há décadas a nossa região não recebe uma unidade de saúde estadual, e hoje vivemos um caos devido à falta de vaga em hospitais de especialidades e os pacientes ficam dias aguardando uma vaga após o atendimento primário nos prontos socorros e a descoberta do seu motivo de doenças. Exemplo maior são os Prontos Socorros (Central, Cardoso e Amador) de onde recebemos enormes cobranças, inclusive através de postagens em rede sociais, como é o caso da munícipe Alexandra (moradora do Jardim Vitapolis) Jesus Santos, que teve seu pai João que teve A.V.C. (Acidente Vascular Cerebral) e ficou 7 dias aguardando uma remoção para um Hospital de especialidade no setor de U.T.I (Unidade de Terapia Intensiva) ”, cita o vereador ao longo de sua justificativa.

A Prefeitura faz sua parte dando suporte no atendimento primário, mais a alta demanda em seus leitos com pacientes que ficam às vezes dias à espera de uma remoção para um hospital do Estado como manda a constituição (Consta na Constituição de 1988 (Carta Magna), que o tempo máximo de permanência dos pacientes nos Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência será de até 24h, após o qual o mesmo deverá ter alta, ser internado ou transferido). Em alguns casos inclusive recebem alta após uma leve recuperação.

Nossa cidade conta com um Hospital Geral administrado pelo Estado que recebe verbas do SUS (Sistema Único de Saúde) que atende mais de 7 municípios da rota dos Bandeirantes e ainda acidentados de rodovias do entorno, e que antes recebia fax diretos das unidades de saúde, para agilizar o pedido de remoção e hoje foi proibido sendo enviado direto para Cross (Centro de Regulação de Ofertas de Serviços a Saúde).