Vereador Chambinho pede mutirão de mamografia em Itapevi

O vereador Chambinho (PR) conseguiu aprovar, em plenário, requerimento que pede estudos da prefeitura de Itapevi para realização de mutirão de exames de mamografia na rede de saúde do município.

No documento, o parlamentar explica que os exames poderiam ser ofertados na rede municipal de saúde, no sentido de contribuir para a redução da fila de espera, assim como para a promoção de diagnóstico precoce, fundamental para o sucesso do tratamento da metástase do câncer de mama.

“O mutirão é uma ação que pode auxiliar no diagnóstico precoce, que é fundamental para o início do tratamento, além e informar como as mulheres podem realizar o autoexame. Uma ação que pode ajudar muitas mulheres e famílias na prevenção ou no tratamento da doença no estágio inicial da doença pode-se chegar a quase 90% de chance de cura.

Chambinho também destaque que por meio do autoexame, muitas mulheres podem detectar alguma irregularidade na mama. “Segundo números da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), 66% dos diagnósticos deste tipo de câncer são realizados pela própria mulher ao proceder ao exame de toque nas mamas”.

De acordo com dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais mata mulheres no mundo. Em 2016, mais de 50 mil mulheres contraíram a doença.

Aprovado, o documento será encaminhado para análise da prefeitura.