Vereador pede programa Detecta em Itapevi

Durante a sessão ordinária que aconteceu na terça-feira, 27, o vereador do Partido da República (PR), Ivonildo Andrade da Hora, o Chambinho, apresentou o requerimento nº 726/2017 onde questiona a prefeitura de Itapevi se há estudos para uma parceria com o governo estadual para a implantação do Programa Detecta (Sistema de Monitoramento Inteligente) em Itapevi.

Em sua justificativa, Chambinho cita que o projeto é o maior conjunto de informações da América Latina, que integra inúmeros bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, FOTOCRIM (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastros de pessoas procurados e desaparecidas, dados do DETRAM (departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.

Atualmente, cerca de 559 câmeras de monitoramento estão ligadas ao sistema Detecta no Estado que tem ajudado a polícia na recuperação de veículos roubados, prisão de criminosos, entre outras ações.

O requerimento foi subscrito pelos vereadores Professor Rafael, Kiko e Aparecido, ambos do mesmo partido (Podemos).