PL pode instituir semana de combate ao colesterol em Itapevi

O combate ao colesterol entrou na pauta dos vereadores de Itapevi. Na sessão desta terça-feira, 13, os parlamentares aprovaram o projeto de lei (PL) 06/2017, que trata da inclusão da "Semana Municipal de Prevenção e Controle do Colesterol" no calendário oficial de eventos.

Proposto pelo vereador Gordo Cardos (PSDB), o PL prevê um conjunto de ações informativas e preventivas na cidade. Os artigos do projeto destacam a realização debates e palestras com especialistas sobre como combater o colesterol, a criação e divulgação de políticas públicas e a difusão dos avanços científicos destinado ao combate do colesterol.

Segundo o parlamentar, o projeto tem a finalidade de trazer para o debate, em Itapevi, os malefícios que o descontrole do colesterol pode causar a saúde de uma pessoa.

O PL também autoriza a prefeitura a firmar convênio com a secretaria estadual da saúde e o ministério da saúde para ampliar as ações preventivas na cidade.

Aprovado pelos vereadores, o PL será encaminhado para sanção ou veto do prefeito Igor Soares.

 

O que é colesterol?

Colesterol é uma substância gordurosa encontrada naturalmente no corpo. Ele tem o papel vital de manter cada célula do corpo funcionado adequadamente. Entretanto, o acúmulo de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.

Ele também é conhecido como colesterol ‘bom’ e ‘ruim ou, cientificamente falando, lipoproteínas ("colesterol"): HDL e LDL. A lipoproteína de alta-densidade (HDL) é boa para o seu coração. Ela carrega colesterol das suas artérias para o seu fígado, onde é eliminada.

Já a lipoproteína de baixa-densidade (LDL) é ruim para o seu coração. Ela carrega colesterol do seu fígado para seus tecidos do corpo. Se houver muito LDL, ou colesterol 'ruim' no seu corpo, ele pode se acumular nas células e nas artérias.