Escola do Parlamento de Itapevi lança livro sobre políticas públicas para cidade

 

Originado a partir de um ciclo de debates, a Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza lançou o livro “Pensando Itapevi Século XXI” durante a sessão solene pelo 59º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade, no último domingo (18).

A obra faz parte de uma série de trabalhos da escola destinados a prática democrática, formação do cidadão e aprimoramento da gestão pública. O livro reuniu especialistas de diferentes áreas para debater políticas públicas destinadas a educação, cultura, cidadania, planejamento, desenvolvimento urbano, segurança, saúde e assistência social, pensadas para Itapevi.

Os primeiros exemplares foram entregues ao presidente da Câmara de Itapevi, vereador Bruxão Cavanha (PR), e o prefeito, Igor Soares (Pode), durante o evento.

Segundo o diretor geral da escola e organizador do livro, Dr. Roberto Lamari, a obra visa contribuir, democrática e ativamente, com a melhora da qualidade de vida em Itapevi.

Além da versão imprensa, o livro está disponível em versão eletrônica no site www.camaraitapevi.sp.gov.br/escola

Câmara realiza sessão solene em homenagem ao 59º aniversário de Itapevi

A cidade de Itapevi, comemorou 59 anos de emancipação no último domingo (18), para homenagear o município, a Câmara Municipal realizou sessão solene pela emancipação político-administrativa ocorrida em 18 de fevereiro de 1959.

Comandada pelo presidente da Câmara, o vereador Bruxão Cavanha, a sessão foi repleta de homenagens. A primeira foi destinada ao único emancipador vivo, Raul Leonardo, que foi homenageado em vida com um busto que ficará exposto no futuro museu da cidade. A peça foi esculpida escultor e professor da Escola Municipal Livre de Artes, Claudio Monteiro Martins.

Raul Leonardo, emancipador de Itapevi recebendo o busto

“Neste momento de homenagearmos a memória dos nossos valorosos emancipadores, muito bem representados na pessoa do nosso querido Raul Leonardo. Também reconhecemos o trabalho dos prefeitos que ajudaram a construir a nossa cidade, com uma menção especial ao nosso prefeito Igor Soares, que vem realizando uma gestão inovadora”, disse Bruxão.

Presente à sessão, o senador Álvaro Dias (Podemos) e a deputada Renata Abreu (Podemos) foram homenageados com moções concedidas pelos vereadores. O senador recebeu moção de aplausos pelos relevantes serviços prestados a nação. Já a deputada foi homenageada pelo empenho em destinar recursos federias para Itapevi.

Senador Álvaro Dias (Podemos)

Deputada Renata Abreu (Podemos)

Ainda na sessão, o diretor geral da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, Dr. Roberto Lamari, entregou as autoridades exemplares do livro “Pensando Itapevi Século XXI”. O livro foi originado a partir de um ciclo de debates temáticos, que buscou enfocar a diversidade e a interdisciplinaridade no trato das diferentes áreas de políticas públicas da cidade.

“O livro reforça as ações de aproximação da Câmara de Itapevi e da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza com o cidadão, tendo como foco a prática democrática, além de ser um mecanismo que pode nortear políticas públicas na cidade”, frisou Lamari.

Dr. Roberto Lamari,  Dr. Osmar de Souza, Igor Soares, Bruxão Cavanha 

Entrega do livro "Pensando em Itapevi"  

O presidente também destacou o poder de uma Câmara de Vereadores. “Segundo especialistas e cientistas políticos, os vereadores fiscalizam e acompanham de perto, aprovando ou desaprovando, os recursos das prefeituras brasileiras que giram em torno de 160 bilhões de reais. Repito: 160 bilhões de reais”.

Agradecendo a presença da população no dia festivo, Bruxão ressaltou que o melhor presente que podemos dar a Itapevi no dia do seu aniversário é unirmos forças para trabalhar, todos juntos, para defender projetos que possam dar à nossa cidade uma cara de modernidade, mas isso sem perder a característica que nos distingue como “cidade acolhedora”.

Deputado Álvaro Dias, Igor Soares (Prefeito de Itapevi), Bruxão Cavanha (Presidente da atual legislatura da Câmara Municipal de Itapevi),

Tininha Godoy (Vereadora), Teco (Vice-prefeito)

Também participaram da sessão os deputados estaduais João Caramez (PSDB), Gil Lancaster (DEM) e Márcio Camargo (PSC), o vice-prefeito; Teco (PSD), os ex-prefeitos de Itapevi; Osmar de Souza e Sergio Montanheiro e os secretários municipais cidade.

Vereadores reforçam pedidos de Etec e Fatec ao Governo do Estado

O pedido de implantação de unidades da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e Escola Técnica Estadual (Etec) voltou a pauta dos vereadores na sessão desta terça-feira, 20, no Plenário Benvindo Moreira Nery.

Os requerimentos solicitando estudos do Governo do Estado foram propostos pela vereadora Professora Camila Godói (PSB) e pelos vereadores Chambinho (PR) e Thiaguinho (PSL).

A Professora Camila encaminhou seu pedido ao vice-governador, Márcio França (PSB), destacando que a cidade já disponibilizou uma área de 13.266,99 m², qual pode construir as duas unidades de ensino.

Thiaguinho (PSL) direcionou seu requerimento ao poder executivo municipal, para que ele interceda junto ao governo estadual. Já o vereador Chambinho direcionou o pedido ao vice-governador e secretário estadual de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e inovação, Márcio França, e a diretora-superintendente, Laura Laganá.

Aprovados, os documentos serão encaminhados para conhecimento dos governos estadual e municipal.

 

FATEC

As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC's) são instituições de ensino superior públicas brasileiras; pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula

Souza (CEETEPS), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI) do estado de São Paulo.

 

ETEC

As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) são instituições de ensinos técnico, médio e técnico integrado ao médio (ETIM), gratuitos, pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI) do estado de São Paulo.

Confira as proposituras aprovadas na sessão desta terça-feira, 20 de fevereiro

REQUERIMENTOS:

Req. 001 (Bruxão Cavanha): Requer informações do Executivo junto à Secretaria Municipal de Justiça - Dr. Thulio Nassa e da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Sr Kleber Maruxo, se há estudos para a criação de uma lei que regularize o transporte escolar no município.

Req. 002 (Bruxão Cavanha): Requer informações do Executivo junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - Sr. Walter Tanoue Hasegawa, para que informe a esta Casa de Leis sobre a reativação do piscinão localizado no bairro Parque Suburbano, bem como estudos para a revitalização de toda a área.

Req. 003 (Bruxão Cavanha): Requer informações do Executivo junto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Sr. Walter Tanoue Hasegawa, sobre o andamento do processo de desapropriação do Campo Roseirão localizado na Rua Romualdo Tavares da Silva, n°328 a 676 - Jardim Rosemary, neste município.

Req. 004 (Bruxão Cavanha): Requer informações do Executivo Excelentíssimo Prefeito Igor Soares, junto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - Sr. Walter Tanoue Hasegawa, sobre o andamento do processo de afetação do trecho viário utilizado como ligação entre a Rua Romualdo Tavares da Silva e Rua Samantha - Jardim Rosemary, neste município.

Req. 005 (Bruxão Cavanha): Requer ao Executivo junto a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Sr. Cláudio Dutra Barros, informações sobre a possibilidade de levantamentos técnicos para realização de melhorias em área pública da municipalidade ao lado do CEMEB Professor Florestan Fernandes - Rua Serra dos Farrapos, nº 130 - Jardim Rosemary, neste município.

Req. 007 (Prof.ª Camila Godói da Silva Rodrigues): Solicita informações ao Vice Governador Marcio França sobre a construção das unidades da ETEC - (Escola Técnica Estadual - Centro Paulo Souza) e da FATEC - SP (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) na cidade de Itapevi. (Apensado os Requerimentos nºs 201 e 429/2018).

Req. 009 (Prof.ª Camila Godói da Silva Rodrigues): Solicita Informações ao Vice-Governador Marcio França para que Interceda ao Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alkmin a Instalação de uma unidade do Poupatempo na cidade de Itapevi.

 

MOÇÃO DE APLAUSOS

Moção de Aplausos nº 017/2018 (Prof. Rafael): a equipe de profissionais e aos 400 bailarinos.

Moção de Aplausos nº 018/2018 (Prof. Rafael): ao senhor Ulisses D’amico.

Moção de Aplausos nº 019/2018 (Prof. Rafael): ao senhor Fábio Morschbacher.

Moção de Aplausos nº 020/2018 (Prof. Rafael): ao senhor Abel de Morais e Silva.

Vereadores aprovam moções de aplauso durante sessão ordinária

Vereadores aprovaram durante a sessão ordinária desta terça-feira (20), que aconteceu na Câmara Municipal de Itapevi as moções de aplausos nº 017/2018, nº 018/2018, nº 019/2018 e nº 020/2018 de autoria do vereador e vice-presidente Professor Rafael Alan (Podemos).

Moção nº 017/2018

Homenageia a equipe de profissionais e aos 400 bailarinos do município de Itapevi em reconhecimento pelas duas apresentações do espetáculo “Um Mundo Novo” ocorridas nos dias 16 e 17 de dezembro de 2017.

Moção nº 018/2018

Homenageia o senhor Ulisses D’amico que trabalha há 18 anos como guarda municipal, combatendo a criminalidade, ao baile funk irregular em vias públicas, lutando em prol da população. D’amico é inspetor coordenador operacional, onde vem desenvolvendo um brilhante e honroso trabalho.

Moção nº 019/2018

Homenageia o Fábio Morschbacher, que trabalha há 18 anos como guarda municipal, tem servido com esmero, presteza e dedicação, atuando a frente de diversas diligência, trabalhando e lutando em prol da preservação do patrimônio público de nosso município, segurança e bem-estar de nossa população. Morschbacher é subinspetor onde vem desenvolvendo um brilhante e honroso trabalho.

Moção nº 020/2018

Homenageia o senhor Abel de Morais e Silva por sua história de vida e aos serviços prestados ao nosso município. Abel é criador do projeto de ginastica rítmica da cidade de Itapevi, com ótimos resultados em todas as competições. É tricampeão metropolitano, campeão dos jogos regionais e jogos abertos e árbitro de ginástica e corpo coreográfico oficial de competição nos jogos olímpicos de 2016.

Sub-categorias