SAMU realiza formatura na Câmara de Itapevi

Na manhã desta sexta-feira, 15, a Câmara Municipal de Itapevi sediou a 1ª Formatura do Programa Parceiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O evento contou com a participação de participação dos profissionais do SAMU, representantes da prefeitura, os vereadores e alunos da rede municipal de ensino.

Vereadores cobram da prefeitura informações sobre condomínio no Jardim São Carlos

O requerimento 874/2018, de autoria do vereador Thiaguinho (PSL) e subscrito pelo vereador Aparecido (Pode), que solicita do Poder Executivo informações referentes ao “Condomínio Quartier Residencial Clube”, a ser instalado na Rua Bagre, no Jardim São Carlos foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Itapevi, ao longo da sessão ordinária desta terça-feira (12).

“Precisamos tomar conhecimento das contrapartidas assumidas pela empresa por envolver interesse público, com o intuito de garantir o andamento e eficiência dos serviços públicos colocados à disposição da população”, justificou o vereador.

Ainda no documento, o parlamentar justifica que o empreendimento trará um acréscimo significativo na população deste bairro.

Vereadores aprovam Lei que regulamenta o transporte escolar em Itapevi

Os vereadores de Itapevi aprovaram na sessão ordinária desta terça-feira (12) o projeto de lei (PL) 53/2018 que regulamenta o serviço de transporte coletivo escolar na cidade.

O projeto será encaminhado agora para a prefeitura. Depois de sancionado, os proprietários das vans escolares, interessados em prestar o serviço no município, deverão se cadastrar na secretaria municipal de segurança e mobilidade urbana.

Ainda segundo o PL, após a realização do castrado, a prefeitura emitirá credencial para o condutor e o monitor do veículo. O documento deverá ser fixado no para-brisa.

A nova lei também regulamenta a vida útil dos veículos. Automóveis, camionete e micro-ônibus, podendo ter suas renovações semestrais até a idade máxima de 15 anos. Já o ônibus, nove anos de uso e podendo ter renovações semestrais posteriores até a idade máxima de 20 anos.

O presidente da Câmara, Bruxão Cavanha (PR), destacou as reuniões realizadas com os profissionais que trabalham com o transporte escolar em Itapevi. “Fizemos várias reuniões com os condutores das vans e representantes da prefeitura, para que a lei pudesse trazer melhorias para o serviço de transporte escolar e mais segurança”, argumentou o presidente.

O PL de autoria do Poder Executivo foi debatido pelos vereadores nas comissões permanentes, em reuniões com motoristas de vans e no plenário da Câmara em sessão ordinária.

Câmara cria comenda de reconhecimento às mulheres

O Plenário da Câmara Municipal de Itapevi aprovou, nesta terça-feira (12), projeto de resolução, de iniciativa da vereadora Tininha (PSD), que cria o Diploma Vereadora Maria Aparecido Franco.

A nova honraria será concedida, pelos vereadores em mandato, às mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou realizado relevantes trabalhos sociais em Itapevi.

Maria Aparecida foi a primeira mulher eleita vereadora na Câmara Municipal. Contadora de profissão, ela integrou a Casa de Leis na 4ª (1969/1972) e 5ª (1973/1977) legislaturas. No período, a pioneira na vereança defendia projetos destinados a melhora da qualidade de vida dos itapevienses nas áreas da saúde, educação, moradia, saneamento básico e transporte.

Para autora do projeto, a comenda reconhece o pioneirismo da vereadora na década de setenta, além valorizar as mulheres da atualidade pelos trabalhos prestados ao município.

Vereador Julio Portela aprova requerimentos que beneficiam Itapevi

O vereador Julio Portela aprovou na sessão ordinária desta terça-feira, dia 12 de junho, três requerimentos importantes para Itapevi. De autoria do vereador licenciado Prof. Paulinho e subscrito por ele, os requerimentos atendem as áreas como a valorização do funcionalismo público, saúde e prevenção das drogas.

Para o funcionalismo público, Portela propõe que o Executivo Municipal viabilize a ampliação do convênio com o Senai visando a capacitação dos funcionários públicos de Itapevi. “A capacitação para o trabalho, de modo geral, busca aumentar o conhecimento técnico e a prática. Em um órgão público, os munícipes serão contemplados diretamente pela eficiência dos serviços prestados por servidores melhor capacitados”, justificou.

Na área da Saúde, Portela está propondo a realização do Mutirão da Catarata 2018 com o intuito de diminuir o tempo de quem espera pela realização da cirurgia. “A catarata é considerada uma das principais causas da cegueira. Importante ressaltar que todo o procedimento, em geral, é feito externamente e dura de 15 a 30 minutos”, informou.

Portela apresentou ainda um requerimento em que sugere que as empresas de ônibus de Itapevi reservem 10% das propagandas traseiras externas para veicular mensagens antidrogas. “Os outdoors ambulantes podem e devem ser meios do poder púbico alcançar a população e convocá-la para combater este mal que tanto nos assola”, concluiu.

Sub-categorias